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Pão de Açúcar relança aplicativo para fidelizar e engajar clientes premium

De Renata Ruiz
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Em coletiva de imprensa realizada com os executivos da companhia apresenta os planos do novo app, que será lançado no dia 25 de maio, metas e diretrizes do posicionamento da marca

 

Com mais de duas décadas, o programa de fidelidade do Pão de Açúcar, o Pão de Açúcar Mais, acaba de ser reformulado com foco em fidelizar ainda mais seus clientes premium. A rede Pão de Açucar é o negócio com maior foco e destaque dentro do processo de turn around do GPA, iniciado em 2022, que tem como meta a retomada da posição da bandeira como referência no segmento de supermercados premium, voltado ao público A e B, junto com o Minuto Pão de Açúcar, formato de proximidade da marca.

Em uma coletiva de imprensa, os executivos mais importantes do GPA estiveram presentes para recapitular os acontecimentos de 2022, e do ano com o CEO da companhia, Marcelo Pimentel, a frente do grupo, que apresentou um overview da nova diretriz do GPA. Estavam presentes também a Diretora de Marketing e Fidelidade, Christiane Cruz Citrangulo, o Diretor Executivo de Digital, Marcelo Rizzi e o Diretor de Tecnologia, Robledo Castro.

Após a saída do Assaí, o GPA imprimiu sua nova linha em focar em supermercados de proximidades, com duas linhas com o Minuto Pão de Açúcar, os supermercados com o Pão Açúcar, e as marcas mainstream com Extra, Mini Extra e Compre Bem. “A nossa prioridade sempre foi muito clara em relação a recuperação da marca Pão de Açúcar, para se reconectar com o seu público-alvo, e voltando com o seu DNA, voltando a ser a marca mais relevante de varejo alimentar prime do Brasil”, comentou Pimentel em sua apresentação.

O foco neste ano foi melhorar a experiência de compra do cliente com reformulação e readequação das lojas, ampliação do digital, a volta da expansão orgânica da empresa e, o mais importante, o crescimento e a volta da rentabilidade do negócio. “O Pão de Açúcar sempre foi muito rentável, e a gente precisa recuperar isso, por isso o foco na multicanalidade e na experiência do cliente”, completa o CEO.

Desde 04 de abril, Pimentel assumiu o posto para retomar a penetração da marca no varejo alimentar, com crescimento em volume e ganho de market share, o que conseguiram com o alinhamento com a proposta inicial da marca. Isso está sendo visto através do crescimento de fluxo e de clientes em todas as categorias, crescendo em todas as regiões.

Por isso, esta mudança do aplicativo é muito importante para a empresa, um dos grandes desafios, apresentando uma nova forma de se conectar com o cliente, personalizando suas ofertas e fidelizando este cliente para que ele consuma mais e não somente na hora da reposição, mas sim, sendo uma opção para o abastecimento.

O CEO do GPA comentou que neste último ano abriram 84 lojas e estão rumo a 300, ficando na bandeira Minuto, nos mercados de proximidade e na proposta cada vez mais premiunizar a marca Pão de Açúcar. Para chegar a este ponto, o CEO comentou sobre a reestruturação estrutural do escritório central, que já foi realizada, e hoje estão na segunda fase, com uma estratégia de orçamento base zero, e com isso, reduziram a dívida em R$ 1,5 bilhões, com este plano e a venda de ativos para reduzir a dívida.

No centro, Marcelo Pimentel, CEO do GPA, e Christiane Cruz Citrangulo, Diretora de Marketing e Fidelidade, durante a coletiva de imprensa

 

Novo App, Cliente mais

O Pão de Açúcar foi o pioneiro em criar o primeiro programa de programa de fidelidade do varejo alimentar brasileiro nos idos dos anos 2000, e a partir do dia 25 de maio, irá lançar o novo Pão de Açúcar Mais com foco em fidelizar ainda mais seus clientes premium. Com a reformulação do programa, o Pão lança também o Cliente Mais Gold e o Cliente Mais Black, que segmenta seus clientes conforme níveis de frequência e volume de compras, oferecendo benefícios exclusivos e que foram muito reconhecidos em pesquisas feitas com os consumidores da marca.

O Pão de Açúcar Mais é uma das principais e mais poderosas ferramentas de fidelização, fornecendo informações sobre o comportamento de consumo de mais de 11 milhões de clientes que compõem a base do programa. Com isso, a rede pode oferecer ofertas personalizadas, descontos alinhados ao desejo e necessidade de cada um desses consumidores, e, também, estruturar comunicações cada vez mais direcionadas e assertivas. Com as mudanças, o objetivo é ampliar em até 30% a base dos clientes premium do programa até o final do ano. “Com mais personalização, há mais compra e com isso mais engajamento, e mais o cliente ganha”, comentou a Diretora de Marketing e Fidelização do GPA, Christiane Cruz Citrangulo.

“O Pão é uma marca icônica que marcou e marca a história do varejo alimentar no Brasil e também a memória dos consumidores, que estão sempre no centro de todas as nossas decisões. O foco na marca Pão de Açúcar tem sido dado desde o ano passado, quando a marca entrou em um momento muito especial de reconexão com os nossos clientes, depois da reforma de mais de uma centena de lojas e também com o aprimoramento de nossos serviços em uma série delas, sempre com o propósito da marca de inspirar e alimentar momentos de felicidade”, comenta Christiane.

Como vai funcionar

A partir de pesquisas quantitativas e de usabilidade feitas com consumidores, o programa foi todo reformulado para oferecer mais benefícios de acordo com o perfil de compra de cada cliente. Dessa forma, além de se tornar Cliente Mais apenas ao baixar e se cadastrar gratuitamente, o consumidor poderá evoluir de nível ao cumprir duas missões em 12 semanas: uma de recorrência de compras e outra de ticket gasto nas lojas (Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar) e no e-commerce.

Ao cumprir as duas missões no período estipulado, o cliente pode ser tornar um Cliente Mais Gold ou Cliente Mais Black, que têm ainda mais benefícios exclusivos. Caso não atinja os objetivos, permanece com os benefícios do Cliente Mais:

Cliente Mais Black:

  • 20% off em uma seleção de Açougue em uma quinzena ou em uma seleção de Hortifruti na outra quinzena
  • Acesso a promoções especiais com um dia de antecedência
  • Frete grátis em compras a partir de R$99,00
  • Um Bolo e um Espumante com 99% de desconto no mês do aniversário
  • Um café por mês no Espaço Café de uma das lojas
  • Ofertas exclusivas e personalizadas
  • 5 pontos stix a cada R$20,00 na mesma compra, para trocar por produtos ou cashback

Cliente Mais Gold:

  • 10% off em uma seleção de Açougue em uma quinzena ou em uma seleção de Hortifruti na outra quinzena
  • Acesso a promoções especiais com um dia de antecedência
  • Frete grátis em compras a partir de R$199,00
  • Um Bolo e um Espumante com 75% de desconto no mês do aniversário
  • Ofertas exclusivas e personalizadas
  • 5 pontos stix a cada R$20,00 na mesma compra, para trocar por produtos ou cashback

Cliente Mais:

  • Frete grátis em compras a partir de R$399,00
  • Um Bolo e um Espumante com 50% de desconto no mês do aniversário
  • Ofertas exclusivas e personalizadas
  • 5 pontos stix a cada R$20,00 na mesma compra, para trocar por produtos ou cashback

Complementando as mudanças no programa de fidelidade e buscando melhorar a jornada de navegação no aplicativo, a interface também foi aprimorada. Na aba do programa “Cliente Mais” dentro do APP, por exemplo, além das missões, estarão reunidos o saldo Stix com o valor disponível para cashback no caixa. E o valor de cashback disponível também estará disponível para os usuários do Cartão de Crédito Pão de Açucar.

Também para melhorar a experiência no app, foi desenvolvida uma nova home focada para compras online com atalhos para “Meus Favoritos” e categorias de produtos. Outra evolução foi a simplificação do processo de compra, que passa a oferecer automaticamente a modalidade de entrega para mais adequadas para aquela compra: “Clique e Retire”, podendo retirar na loja de preferência a partir de 60 minutos; e/ou “Pra Já”, com entrega em minutos; e/ou “Express”, com entrega a partir de 2 horas.

Com as alterações na interface, que estão sendo feitas gradualmente nos últimos meses, a quantidade de usuários ativos mensais no app aumentou 39% em um ano, enquanto a participação do aplicativo nas vendas digitais cresceu 19% no mesmo período. Esta evolução também foi impulsionada pela última campanha de markenting “Vem para o APP” lançada em abril.

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