Entre 28 de maio, Dia Mundial da Higiene Menstrual, e 1º de junho, em parceria o Pão de Açúcar a marca de cuidados femininos Intimus, da Kimberly-Clark, promove a campanha ‘Compre Intimus e Doe Dignidade’. A cada produto da marca comprado nas lojas do Pão, um pacote de absorvente será doado para a Plan International Brasil, instituição que trabalha para romper ciclos de violências e garantir um mundo mais justo e digno para meninas e mulheres.
Desde 2020, a parceria entre Intimus e Plan, acontece para reforçar o compromisso da marca e levar acesso à educação sobre higiene menstrual para quem mais precisa. No Brasil, cerca de 19% de jovens que menstruam não possuem dinheiro para comprar absorventes, 37% têm dificuldades de acesso a itens de higiene em escolas ou locais públicos e 77% dos respondentes já sentiram constrangimento em escolas ou lugares públicos por menstruarem. Além disso, quase a metade dessas pessoas nunca teve aulas, palestras ou rodas de conversa sobre menstruação na escola. Segundo enquete de 2024, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por meio da plataforma U-Report, em parceria com a Viração Educomunicação.
“Um dos grandes propósitos de Intimus é promover o bem-estar de meninas e mulheres removendo barreiras relacionadas ao estigma da menstruação para que nada atrapalhe o progresso feminino. Ações como essa reforçam o nosso compromisso em oferecer mais qualidade de vida para aquelas que, ainda não conseguem conquistá-la por conta própria”, conta a gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark Brasil, Marisa Cazassa. A ação, realizada em parceria com o supermercado Pão de Açúcar, terá todos os produtos arrecadados direcionados a jovens da Escola de Liderança para Meninas de 13 a 18 anos, na Bahia.
“No GPA, nosso propósito de alimentar sonhos e vidas engloba uma estratégia de sustentabilidade que tem como um dos pilares, o impacto social e a geração de oportunidades, compromissos que viabilizamos por meio das nossas marcas, como o Pão de Açúcar, e também em parceria com fornecedores, a exemplo de Intimus. Iniciativas como esta, valorizam e promovem essa diretriz tão importante e, além disso, contribuem com a transformação que nós esperamos e queremos fazer parte”, destaca a diretora de marketing, fidelidade e clientes do Pão de Açúcar, Maria Cristina Merçon.
Atuando em conjunto desde 2020, a parceria da Kimberly-Clark e Intimus com a Plan International, já doou mais de 400 mil absorventes para pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade social, e cerca de 700 mil vidas já foram positivamente impactadas pela colaboração.
“A pobreza menstrual é uma das faces mais invisíveis da desigualdade de gênero e tem impactos profundos na autoestima, na saúde e no acesso à educação de meninas em todo o país. Iniciativas como essa são fundamentais para garantir que elas possam viver sua adolescência com dignidade, informação e liberdade. Quando unimos forças com empresas comprometidas com a transformação social, como a Kimberly-Clark e o Pão de Açúcar, damos passos concretos para romper ciclos de violências e ampliar oportunidades para que cada menina possa exercer plenamente seus direitos”, complementa a CEO da Plan International Brasil, Cynthia Betti.