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“Pão”: a nova marca própria do GPA sai do forno

Junto à Qualitá, à Taeq, à Pra Valer e ao Club des Sommeliers, nova private label reforça a missão de unir preço atrativo, qualidade e exclusividade. O lançamento também se alinha ao bom desempenho do segmento: 24,6% de participação no mercado nacional e penetração de 21,1% no total das vendas da companhia

De Redação SuperHiper
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Por Giseli Cabrini

Nem bem saiu do forno, a Pão de Açúcar — nova marca própria do GPA — já tem novidades. Até o encerramento de 2025, a private label — que estreou com apenas cinco itens (passata, passata rústica, tomate pelado, pão de queijo e doce de leite) — deve alcançar mais de 70 produtos, incluindo um muito especial e alusivo ao fim do ano: o panetone. Outras novidades incluem massas grano duro, panetones, carnes para churrasco e presunto cru fatiado.

Voltada ao segmento premium, a nova marca própria Pão de Açúcar tem como principal objetivo consolidar o posicionamento premium da bandeira homônima do GPA, aprofundando o vínculo da rede com seus clientes. O objetivo é oferecer produtos exclusivos e de alta qualidade, com produtos premium e acessíveis, desenvolvidos com curadoria especializada. E, assim, aumentar a fidelização à bandeira, ampliando a presença da marca nos lares. Ou seja, estar ainda mais próxima dos clientes, com um contato que vai além da ida ao supermercado. Ela está disponível em todas as lojas do Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e Pão de Açúcar Fresh.

Entre os itens, o tomate pelado, recém-lançado, já se destaca. Já é líder de vendas em seu segmento — os tomates pelados de marcas premium. Além disso, o produto registra 54% de penetração nas cestas dos “clientes premium e valiosos”, definidos pelo GPA como aqueles que têm maior tíquete médio e frequência de compra no Pão de Açúcar.

Junto à Qualitá, à Taeq, à Pra Valer e ao Club des Sommeliers, a nova private label reforça a missão de unir preço atrativo, qualidade e exclusividade. O lançamento também se alinha ao bom desempenho do segmento. No mercado nacional, as marcas próprias do GPA atingiram 24,6% de participação no primeiro trimestre de 2025 — um crescimento de 2,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A penetração das private labels no total das vendas da companhia também evoluiu, alcançando 21,1% no primeiro trimestre deste ano.

Dessa forma, os itens de marca própria desempenham papel fundamental na estratégia de negócio da companhia, além de serem um diferencial competitivo com alto potencial. “Nossas marcas vêm tendo uma aceitação cada vez maior por parte dos clientes e, quem adquire esses produtos, tem uma frequência 2,5 vezes superior à de quem não consome. Apostar na nova marca Pão de Açúcar é reforçar nossa diferenciação no segmento premium e manter consistência na proposta de valor da rede”, destaca o diretor de Marcas Próprias e Exclusivas e de Importação do GPA, Allan Gate Hock.

O executivo acrescenta que o GPA é referência no desenvolvimento desse segmento. “Com esse lançamento, queremos promover o mercado de marca própria premium no Brasil, oferecendo competitividade e democratização de preço. As marcas próprias representam aumento da frequência e importante ferramenta de fidelização, essencial para o crescimento do fluxo dos clientes nas lojas e, consequentemente, impulsionar as vendas. Com uma proposta de valor baseada em qualidade comparável à de líderes de categoria a preços competitivos, nossas marcas já demonstram eficácia na fidelização: estão presentes em oito de cada dez cestas de compras”, destaca Hock.

Confira, a seguir, entrevista exclusiva do diretor de Marcas Próprias e Exclusivas e de Importação do GPA, Allan Gate Hock, à SuperHiper.

Atualmente, o GPA possui quantas linhas de marcas próprias?
Atualmente, contamos com as marcas Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers, Pra Valer e a recém-lançada marca própria Pão de Açúcar, com foco no segmento premium e disponível em todas as lojas do Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e Pão de Açúcar Fresh.

Qual a diferença de posicionamento entre Qualitá e Taeq?
A Taeq é voltada para produtos mais equilibrados, tendo seus atributos remetendo a bem-estar, saúde, natureza e qualidade de vida. A Qualitá é a nossa marca própria mainstream e possui a segmentação do portfólio em quatro tiers: home (itens para casa), care (cuidados diários), baby (linha infantil) e pet (com foco em animais de estimação), além da linha tradicional de alimentos. Isso nos permite atender diferentes perfis de consumidores, sempre com foco em qualidade com preços competitivos e acessíveis.

Quantos SKUs têm cada uma?
São mais de 4 mil produtos, englobando todas as marcas.

Qual é a importância que as marcas próprias desempenham para a companhia?
No GPA, as marcas próprias representam uma grande fortaleza, participando com mais de 22% das vendas da companhia. Além dos diferenciais de preço, que podem chegar a até 30% de economia em relação às marcas líderes, o Pão de Açúcar e o Extra Mercado têm diversas ações dentro dos seus programas de fidelidade que dão descontos adicionais para os clientes cadastrados. Hoje, 80% dos nossos clientes levam algum item de marca própria, sendo que seis em cada dez escolhem produtos Qualitá. Esses consumidores têm frequência de compra 2,5 vezes maior e tíquete médio 60% superior, o que mostra que estamos entregando consistência e valor. Além da Qualitá, agora com a marca Pão de Açúcar, damos mais um passo nessa direção: posicionamos a bandeira como protagonista também na gôndola e nos lares dos nossos clientes. Nossas marcas próprias evoluíram para ocupar o espaço que antes era exclusivo da indústria tradicional e o fazem com diferenciais de exclusividade, fidelização e proposta de valor.

É possível dizer se haverá mais ampliação de cada uma ainda este ano? Elas envolvem quais categorias?
Começamos o ano com cinco produtos da marca Pão de Açúcar (passata, passata rústica, tomate pelado, pão de queijo e doce de leite). Até o fim de 2025, ampliaremos o portfólio para mais de 70 itens, incluindo massas grano duro, panetones, carnes para churrasco e presunto cru fatiado. Um dos destaques é o tomate pelado Pão de Açúcar, que já é líder de vendas entre as marcas premium da categoria e apresenta 54% de penetração nas cestas dos clientes premium da rede. Já em Qualitá, também tivemos e continuaremos tendo lançamentos até o fim do ano. Expandimos sua presença em diferentes tiers, oferecendo desde produtos acessíveis para um público que está em busca de trazer maior indulgência e descobertas para sua alimentação, até a oferta de produtos que atendem à necessidade do consumidor e aumentam sua identificação com a marca.

É possível inovar em marcas próprias? Como?
No GPA, queremos que as nossas marcas sejam reconhecidas para além da qualidade e preço, trazendo também inovação e alto valor agregado, tendo como intuito fidelizar ainda mais os clientes. Nosso foco é promover acesso à qualidade, estimular a fidelização e ampliar a presença das nossas marcas nos lares brasileiros, inclusive nas categorias mais essenciais. É importante reforçar que, ainda que sejam produtos mais acessíveis economicamente, os itens em nada perdem quando falamos em qualidade. Os produtos têm um bom custo-benefício porque o ciclo de investimento é menor, uma vez que o varejo está comercializando um produto próprio. Tratamos com diversos fornecedores, buscando as melhores opções para as nossas marcas próprias, e temos um processo de qualidade rigoroso e contínuo para garantir produtos que tragam relevância para o consumidor final. Acreditamos, ainda, que o cliente não deve escolher entre preço e qualidade — ele pode e deve ter ambos. Por isso, nossas marcas próprias são construídas com esse princípio de qualidade comparável à das marcas líderes, mas com preços mais competitivos. A nova marca Pão de Açúcar é um bom exemplo. Começamos com cinco produtos e vamos expandir até o final do ano, sempre com curadoria especializada, insumos selecionados e desenvolvimento técnico rigoroso. Além disso, a linha de carnes especiais da Qualitá oferece cortes premium com rastreabilidade e critérios socioambientais, e temos um histórico de parcerias com marcas renomadas, como no caso dos vinhos Qualitá em co-branding com a vinícola Rutini.

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