Investir na infraestrutura da estocagem de mercadorias pode maximizar seu lucro
*Oferecido por ISMA
Junto aos desafios gerados pela pandemia, como restrições sanitárias, paralizações, afastamentos e consequente crise de abastecimento de matéria-prima e insumos na indústria, é necessário observar e rastrear o comportamento de consumidores cada vez mais exigentes.
Para manter gôndolas abastecidas e com a diversidade de produtos que o consumidor busca, é fundamental o investimento em infraestrutura para garantir um estoque com margem de segurança.
A tecnologia é, sem dúvidas, uma grande aliada no posicionamento omnichannel das grandes marcas. Desde o abastecimento de produtos até a entrega, agilidade e acurácia são primordiais para não deixar espaço livre para a concorrência.
Canais físicos e online devem estar sintonizados através de uma gestão logística precisa, a fim de evitar problemas como atrasos, falhas, produtos avariados ou fora da validade, etc.
Para atender essa necessidade e manter um preço competitivo, uma Supply Chain coordenada e organizada é a tática que os grandes grupos varejistas têm utilizado. Centros de distribuição ou dark stores posicionados estrategicamente, investimentos em infraestrutura para armazenagem e um bom gerenciamento do estoque, são algumas dessas condicionais que otimizam o processo. Com mais autonomia na distribuição, é possível um maior controle de preços e prazos às empresas.
Seja em estrutura própria ou em galpões alugados em condomínios logísticos, os sistemas de armazenagem utilizados ganham cada vez mais importância frente às necessidades do mercado, a fim de gerar otimização do espaço útil.
A ISMA, uma das maiores fornecedoras de sistemas de armazenagem do país, recomenda que seja feita uma análise prévia por especialistas de qual estrutura irá atender melhor o fluxo das mercadorias no estoque. Os sistemas mais utilizados no varejo são Porta-Paletes seletivo, Flow Rack e as estantes, feitas sob medida. A escolha e planejamento da solução ideal são baseados nas condições locais e nas particularidades operacionais.
Fique atento à infraestrutura para estocagem de mercadorias, esse investimento pode maximizar seu lucro, além de oferecer vantagens logísticas dentro de um mercado cada vez mais competitivo.