Diante dos crescentes desafios globais e da responsabilidade socioambiental das empresas, a rede de Supermercados Pague Menos reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar animal. A companhia tem avançado, de forma consistente, quanto à comercialização de ovos produzidos por galinhas livres de gaiolas, com uma meta clara: alcançar 100% dos produtos, até 2028, em suas unidades físicas e no e-commerce superpaguemenos.com.br.
Esse posicionamento foi reforçado pelo mais recente relatório da organização Alianima, que avaliou o grau de engajamento das principais redes supermercadistas brasileiras em relação às metas assumidas publicamente para a eliminação de ovos provenientes de sistemas de confinamento.
O levantamento, divulgado em julho de 2025, evidenciou os avanços do Supermercados Pague Menos, que aumentou a participação de ovos livres de gaiolas de 35% para 46% em apenas um ano, um crescimento significativo e que demonstra a seriedade com que a empresa trata o tema. Além disso, o percentual alcançado ficou acima das demais varejistas. Segundo o levantamento da Alianima, a taxa de resposta das redes respondentes ao questionário aumentou de 26% para 41% entre 2024 e 2025.
“O bem-estar animal é uma prioridade estratégica para nossa Rede e está inserido nas diretrizes da nossa Jornada ESG que é guiada por uma matriz de materialidade que contempla 11 temas prioritários para o negócio e para a sociedade”, afirma o CEO do Supermercados Pague Menos, Sergio Biagioli. “Nosso objetivo é seguir evoluindo de forma transparente, consistente e responsável, em parceria com fornecedores comprometidos e atentos às demandas de consumidores cada vez mais conscientes”, complementa.
Nas lojas físicas e no e-commerce, os consumidores já encontram uma variedade de ovos livres de gaiolas, devidamente identificados e com informações claras em suas embalagens, facilitando escolhas conscientes no momento da compra. “O consumidor está atento e quer saber de onde vêm os produtos que consome. Sabemos da nossa responsabilidade como elo entre o produtor e o cliente final. Por isso, optamos por adotar uma conduta baseada em metas mensuráveis, ações práticas e comunicação clara com todos os nossos públicos”, finaliza Biagioli.
A evolução no percentual de ovos cage-free reflete o empenho contínuo da empresa em avançar e do comprometimento de se posicionar de forma transparente frente aos seus compromissos públicos. Ao priorizar práticas alinhadas com o bem-estar animal e ao manter um diálogo aberto com a sociedade, a rede reforça sua identidade como uma varejista que vai além das prateleiras, escuta, se adapta e evolui junto aos seus consumidores.
Além do compromisso com o bem-estar animal, a sustentabilidade permeia outras frentes estratégicas do Pague Menos, por exemplo, que adota programas de redução de desperdício, faz uso racional de recursos naturais, bem como lança mão de logística reversa e de incentivo a fornecedores locais, fortalecendo uma cadeia de valor mais justa e equilibrada.
Com início das operações em 1989, o grupo Supermercados Pague Menos está entre as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil, conforme o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Atualmente, possui 39 lojas em funcionamento nas cidades paulistas de Americana, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itu, Limeira, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Salto, São João da Boa Vista, São Pedro, Sumaré, Tietê e Valinhos. A companhia possui um complexo administrativo, logístico e entreposto de carnes em Santa Bárbara d’Oeste, com 200 mil metros quadrados, e uma central de panificação, em Nova Odessa. Com mais de oito mil colaboradores, segue em constante expansão.