Com foco em autoconhecimento, fortalecimento e protagonismo, o programa potencializa trajetórias, fortalece identidades e amplia a presença negra em todas as esferas do Grupo Carrefour Brasil (GCB). Atualmente em sua quarta edição, o programa já impactou mais de 2.500 pessoas colaboradoras negras.
E essa história continua. Em 2025, nasceu o P.O.D.E.R Mulheres, um projeto-piloto voltado ao desenvolvimento de carreira de mulheres negras da companhia, reforçando o compromisso com equidade em todos os níveis.
Atualmente, mais de 50% das pessoas colaboradoras da empresa no País são pretas e pardas. Desses talentos, 35,1% ocupam posições de liderança e 15,9% estão em cargos executivos, um reflexo de que o investimento intencional em desenvolvimento consegue mover estruturas e criar novos caminhos.
A iniciativa nasceu com uma jornada formativa estruturada em cinco pilares transformadores:
P: Prepare-se para ir além;
O: Orgulhe-se do seu lugar de potência;
D: Domine sua jornada;
E: Estabeleça alianças;
R: Revolucione.
Cada etapa foi pensada para provocar reflexões profundas, fomentar conexões genuínas e expandir horizontes sobre os diversos caminhos possíveis para crescer, liderar e transformar. Mais do que uma formação técnica, o projeto oferece uma experiência de fortalecimento pessoal e profissional, onde cada encontro é uma oportunidade de construir redes de apoio, desenvolver novas habilidades e se conectar com a potência coletiva.
Ao longo da jornada, as pessoas participantes mergulham em conteúdos, como: planejamento de carreira; comunicação estratégica; inteligência emocional; construção de redes de influência. Esses temas são conduzidos por especialistas de diferentes áreas e enriquecidos com a presença de lideranças negras do próprio Grupo Carrefour, em espaços seguros de troca, escuta e inspiração.
Outro destaque são os Papos de P.O.D.E.R, momentos abertos a todas as pessoas colaboradoras da rede, em formato de lives, com temas abordados a partir de uma perspectiva afrocentrada, reconhecendo a cultura, a história e os saberes negros como fontes legítimas de liderança e inovação.
O impacto do P.O.D.E.R está conectado a um compromisso mais amplo da companhia: transformar representatividade em liderança real. Isso significa abrir não apenas portas de entrada, mas também espaços de decisão, com voz ativa e influência.
Para o Carrefour, o programa é mais do que uma ação de diversidade. Ele é símbolo de um movimento contínuo de valorização, escuta e protagonismo negro. Ao investir em suas lideranças negras, o Grupo fortalece o presente e planta as bases de um futuro mais justo e igualitário.