Início » Seção » Os planos do Grupo Uni-X para 2026

Os planos do Grupo Uni-X para 2026

Entre as novidades estão a revitalização de duas lojas, bem como a abertura de mais uma unidade em Campinas (SP). E ainda o reforço da área de food service — com pratos prontos, pizzaria e sushi, além de investimentos em tecnologia, retail mídia, conveniência, autosserviço e ampliação de parcerias estratégicas com a indústria

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Giseli Cabrini

No fim de agosto do ano passado, o Flex Atacarejo anunciou a fusão com Enxuto Supermercados, movimento que marcou o nascimento do Grupo Uni-X. Era um marco de uma nova força regional que integra a experiência de 30 anos do Flex com a tradição de 62 anos do Enxuto, totalizando 47 lojas distribuídas em diversos formatos (supermercado, atacarejo e proximidade), em 14 cidades do interior de São Paulo.

Em entrevista exclusiva à SuperHiper, a head de Marketing do Grupo Uni X, Doane Moda, falou sobre os novos rumos da estrutura das unidades atuais, bem como da estratégia de marca — considerando as três bandeiras: Flex Atacarejo, Enxuto Supermercados e ASP Hortimercado —-, os planos de expansão para 2026, o papel da loja física e, claro, as iniciativas relacionadas à inovação e ESG, ou seja, práticas que priorizam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência.

Entre as novidades estão a revitalização de duas lojas em 2026, bem como a abertura de mais uma unidade em Campinas (SP). E ainda o reforço da área de food service — com pratos prontos, pizzaria e sushi, especialmente nas lojas de varejo —, além de investimentos em tecnologia, retail mídia, conveniência, autosserviço e ampliação de parcerias estratégicas com a indústria.

Diante do nascimento do Grupo Uni-X, como fica a estrutura das lojas e a identidade visual, considerando as duas bandeiras Flex Atacarejo e Enxuto Supermercados e as unidades já existentes?
Manteremos a bandeira Flex posicionada como nosso formato atacarejo, voltado ao público que busca economia e praticidade em compras de maior volume. Já a bandeira Enxuto seguirá representando o nosso varejo alimentar, com foco em experiência, qualidade e relacionamento com o cliente. Composta por três estabelecimentos, a bandeira ASP, por sua vez, passará a operar como Enxuto em 2026 num movimento planejado e consistente de unificação de marca e fortalecimento da identidade visual no varejo, reforçando o propósito de conexão e proximidade com o shopper.

Para as próximas unidades que serão abertas ou revitalizadas, qual será a estratégia?
Na bandeira Enxuto, estão previstas duas lojas revitalizadas em 2026, com foco em serviço, na experiência de compra e na valorização dos perecíveis — especialmente açougue, hortifrúti e padaria. Temos também a previsão de mais uma unidade na região de Campinas (SP). O objetivo é consolidar um formato que valorize frescor, conveniência e atendimento personalizado, pilares que reforçam o posicionamento de marca e a diferenciação competitiva da rede.

ASP Hortimercado. Foto: Divulgação

Nos últimos anos, as lojas físicas ganharam novo protagonismo no varejo alimentar. Como a rede enxerga esse movimento?
As lojas físicas permanecem como o centro da experiência de compra. O consumidor atual busca mais do que preço: ele deseja conexão, atendimento e propósito. No Grupo Uni-X, acreditamos na integração entre o físico e o digital, unindo tecnologia, proximidade e conveniência. A loja é vista como um hub de relacionamento, onde o cliente compra, experimenta, retira pedidos, interage com a marca e vivencia uma experiência completa de consumo.

Pensando no layout atual das lojas, quais são seus principais atributos e serviços? Como eles se diferenciam da concorrência?
As lojas do Grupo Uni-X foram projetadas para oferecer ambientes acolhedores, funcionais e intuitivos, que facilitam a jornada de compra e valorizam as categorias de maior fluxo. Nós nos destacamos pelo atendimento próximo, pela qualidade dos perecíveis e pelos serviços agregados, como padarias artesanais, açougues com atendimento especializado e setores de conveniência bem-estruturados, proporcionando uma experiência diferenciada em relação à concorrência.

No futuro, quais inovações a rede planeja para as lojas?
Estamos em constante evolução, buscando novas formas de ampliar a experiência do cliente e fortalecer a integração entre loja e indústria. Entre as iniciativas em estudo estão o reforço da área de food service — com pratos prontos, pizzaria e sushi, especialmente nas lojas de varejo —, além de investimentos em tecnologia, retail mídia, conveniência e autosserviço. Também estamos ampliando parcerias estratégicas com a indústria, acompanhando as tendências de agilidade, personalização e comunicação no ponto de venda.

Pensando no conceito ESG, o que as lojas já incorporaram? E o que vem pela frente?
O Grupo Uni-X já atua com práticas sustentáveis e sociais em diversas frentes: redução do desperdício alimentar, com programas de reaproveitamento e doação; gestão de resíduos e incentivo à reciclagem nas operações; valorização das pessoas, por meio de programas de desenvolvimento e inclusão social; uso de energia limpa, com a instalação de painéis solares; e projetos sociais como o Alongue-se, voltado à terceira idade, o caixa de “Bate-Papo” e a contratação de profissionais 60+. Para os próximos anos, o foco será ampliar o impacto positivo, com logística mais sustentável, parcerias com fornecedores locais e ações voltadas à comunidade, consolidando o ESG como parte essencial do nosso DNA corporativo.

E para saber mais sobre o Grupo Uni-X confira outra entrevista exclusiva concedida pelo sócio-diretor da varejista, Amilcar Pavan, à Sala SuperHiper: 

Leia Também