Uma grande rede supermercadista americana que trabalha, fortemente, com produtos orgânicos e naturais, o Whole Foods, originalmente do Texas, faz a base de sua propaganda listando as razões para que os consumidores americanos, ingleses e canadenses comprem produtos orgânicos e na-turais em suas lojas.
Essas verdades mercadológicas, mas muito verdadeiras, estão impressas nas sacolas das lojas.
Leia abaixo essas razões e reavalie seus conceitos.
• As crianças de hoje estão expostas ao câncer quatro vezes mais que os adultos quando a causa é de pesticidas na alimentação.
• Três bilhões de toneladas de solo arável sofrem com a erosão nos Estados Unidos, devido à prática convencional da agricultura, que ignora a vitalidade do solo.
• Pesticidas contaminam as fontes de água, atingindo mais da metade da população do país.
• Os pesticidas são venenos usados para matar organismos vivos, podendo também ser no-civos aos humanos.
• Gasta-se mais energia para a produção de fertilizantes sintéticos, do que para todo o culti-vo e colheita.
• Os alimentos orgânicos podem parecer caros, no entanto, o imposto que você paga é muito usado para a limpeza de resíduos perigosos, bem como para corrigir os danos ambientais causados pela agricultura convencional.
• As fazendas orgânicas nutrem melhor o solo, produzindo alimentos mais saborosos, sau-dáveis e nutritivos.
* Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas (à venda no site www.terradosaber.com). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação Abras. www.ascarassociados.com.br
Clique aqui e confira o dicionário do setor.