Home SeçõesConsumidor Oportunidades de negócios trazidas pela Geração Z

Oportunidades de negócios trazidas pela Geração Z

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Hábitos de consumo dos jovens forçam o setor supermercadista a criar estratégias de fidelização

 Alinhar-se às necessidades do shopper da Geração Z, atentos aos valores das marcas e opções de variedades de itens, exigem estratégias de digitalização diferenciadas por parte do setor supermercadista. Cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e dispostos a não pagarem por produtos e serviços físicos, que podem ser encontrados mais baratos na internet, a Geração Z (grupo nascido entre os anos de 1995 a 2010) já desenha algumas tendências que despertam a atenção do mercado.

Para atender esse perfil de consumidor, as plataformas de mídias socias do setor supermercadista precisam estar atualizadas – já que a tecnologia é o ponto forte da Geração Z.

Um dos desafios para dialogar com os jovens é criar uma personalização a partir do conhecimento sobre o cliente, os dados gerados pelo programa de relacionamento e um algoritmo de inteligência artificial, propõe, a cada consumidor, ofertas personalizadas.

Já nas lojas físicas, algumas manobras costumam ajudar. Por exemplo, para criar um hábito de consumo e também uma experiência sensorial, o supermercado que deseja focar nos jovens, deve procurar construir um ambiente com linguagem que fazem conexões com marcas vistas na internet tem grande chance de fidelizar o público.

A Euromonitor International, empresa global de pesquisa de mercado, divulgou, o seu relatório exclusivo com as 10 principais tendências globais de consumo em 2023. Esse relatório anual da Euromonitor visa ajudar algumas organizações, como o setor supermercadista, a ficarem à frente da disrupção, prever motivações de compras e suprir necessidades não atendidas.

De acordo com a empresa, alguns dos fatores que definirão as tendências globais de consumo são: consumidores gastando de forma responsável, porém emocional; o papel da digitalização nos processos de compra; as demandas de igualdade feminina e uma Geração Z disruptiva.

Fontes: Euromonitor.

 

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada