Home SeçõesNegócios Ong Arredondar e Arius Sistemas convidam e-commerce para estimular cultura da doação

Ong Arredondar e Arius Sistemas convidam e-commerce para estimular cultura da doação

De Administrador SH
0 Comentário

De forma transparente, os parceiros trabalham em prol do terceiro setor com a ajuda de um pequeno gesto do lojista ou site ao cliente

A micro doação é a proposta da ONG Movimento Arredondar para estimular a cultura de doação no Brasil e empoderar mais pessoas a doar, de forma fácil e acessível enquanto fazem compras. O processo funciona da seguinte forma: o cliente é convidado a arredondar o valor total da conta, no momento de pagar. Por exemplo, se uma compra de R$18,80, por exemplo, vira R$19,00 e os 20 centavos são doados.

A solução já foi implementada em 1,5 mil estabelecimentos e permite descomplicar a doação, que é confirmada com apenas um clique, sem pedir nenhum dado do cliente nem sair do fluxo de pagamento. Até o momento, 38 milhões de arredondamentos já foram realizados, levantando recursos para 60 ONGs de todo o Brasil e que atuam em diversas causas.

O modelo, que funciona para transações pagas em dinheiro ou cartão, começou em lojas físicas e está sendo ampliado para o e-commerce. Essa nova fase ganha ainda mais facilidade na implementação técnica em parceria com a Arius Sistemas, empresa referência em inovação no setor varejista e que abraça essa causa de fortalecer a cultura de doação. Mas vale ressaltar que a contribuição da parceria não é apenas técnica. Além de trazer facilidade e segurança para o processo de implementação, a Arius contribui para a divulgação da iniciativa estimulando a adesão entre seus clientes.

Já o time Arredondar oferece aos novos parceiros alinhamento jurídico e contábil, apoiando a construção de ações de comunicação e dinâmicas de engajamento para envolver colaboradores e clientes. Como não tem fins lucrativos, não há taxa de adesão e nem mensalidade. Os estabelecimentos vinculados transformam-se em um canal para falar com mais pessoas. Cada parceiro define a causa apoiada e as ONGs da rede certificada, podendo trazer organizações de sua escolha.

Uma das prioridades do Movimento é a transparência, ao mostrar como o dinheiro está sendo utilizado. Cada parceiro tem acesso ao sistema de acompanhamento do fluxo da arrecadação e recebe relatórios detalhados. E os doadores recebem comprovantes e podem acompanhar informações de repasse e relatórios de auditoria no site.

”Nos últimos 10 anos, doar centavos mostrou que fazemos muita diferença coletivamente. Com novos parceiros, podemos gerar mais oportunidades de doação e mais recursos para organizações que atuam em causas urgentes. Todo varejo pode ser solidário e escolher arredondar para inspirar e multiplicar impacto!”, explica Beatriz Bouskela, Diretora Executiva do Movimento Arredondar.

A Arius Sistemas reconhece e exalta a importância de o varejo participar deste movimento. “Buscamos usar a tecnologia como um bem para a população. E o Movimento Arredondar vai ao encontro desse propósito. Arredondar é uma forma de engajarmos pessoas que ainda não sabem por onde começar a doar e fortalecer a conexão social das empresas”, diz Rodrigo Scarpante, gestor de parcerias da Arius.

A Quitanda é um dos varejos que já utilizam o sistema integrado na solução Arius e Arredondar e, desde o início da parceria, já arrecadou cerca de R$ 131 mil reais para duas ONGs (CREN, Centro de Recuperação e Educação Nutricional, e Prato Cheio), que atuam respectivamente no combate à desnutrição e à fome. Dessa forma, a tecnologia é utilizada para, de fato, gerar impacto. “Ter o varejo como um canal de transformação é incrível. Uma compra se torna uma verdadeira experiência solidária. É uma iniciativa que precisa ser cada vez mais disseminada entre estabelecimentos nacionais”, comenta Rodrigo.

Beatriz finaliza pontuando a importância da parceria. “Desde o início, notamos que conseguimos fazer melhor e oferecer mais segurança aos nossos parceiros quando trazemos pessoas que entendem como podem apoiar nossa solução a ser ainda mais eficiente. Quando parceiros como a Arius nos apoiam, essa rede faz parte do impacto gerado”, conclui.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada