Início » Seção » Oitava Maratona de Sorocaba Rede Bom Lugar reúne oito mil corredores

Oitava Maratona de Sorocaba Rede Bom Lugar reúne oito mil corredores

Empresa supermercadista participou de toda estrutura do evento, com ações voltadas ao bem-estar, hidratação e experiências para famílias

De Redação SuperHiper
0 Comentários

A 8ª Maratona de Sorocaba Rede Bom Lugar, realizada nos dias 29 e 30 de novembro de 2025, no Parque das Águas, encerrou sua edição histórica com a presença de atletas, famílias e público local, reforçando o caráter esportivo, social e integrador do evento. Com percursos aferidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), e uma das provas mais planas do Estado de São Paulo, a maratona voltou a reunir corredores de diferentes níveis: dos amadores que participaram da caminhada 3 km e das corridas de 5 km e 10km, até os atletas que encararam a meia (21 km) e a maratona (42 km) no domingo.

Ao assumir o naming rights e atuar como patrocinadora máster, a Rede Bom Lugar esteve presente em toda a estrutura do evento, com ações voltadas ao bem-estar, hidratação, pontos de convivência e experiências para famílias. “A Rede Bom Lugar, sempre atenta à comunidade na qual está inserida, tem investido em patrocínios esportivos. Esta corrida, que é uma das dez maiores do Brasil, nos proporcionou a oportunidade de participar e apoiar um evento de grande porte na cidade. Nosso objetivo é promover valores e hábitos saudáveis para a comunidade de Sorocaba”, afirmou Tariana Victorio, gerente de marketing da Rede.

Tariana destacou também o cuidado com o kit do corredor. “O kit foi elaborado com muito carinho, com o intuito de apresentar um pouco da Rede Bom Lugar e seus valores. Para isso, contamos com a parceria dos nossos fornecedores, reforçando o compromisso com a qualidade dos produtos que oferecemos aos nossos clientes. E o resultado foi esse: um kit completo, com mais de 40 itens pensados tanto para o corredor quanto para sua família”.

A organização técnica do evento manteve foco em segurança, sinalização e suporte ao atleta, que garantiu pontos de apoio ao longo do percurso e infraestrutura adequada para diferentes provas. “Este ano, a parceria com a Rede Bom Lugar impulsionou significativamente a visibilidade do evento. Conseguimos aumentar o número de inscritos de 6 mil no ano anterior para 8 mil, um recorde. Houve grande procura por inscrições de última hora”, afirmou Silvana Brisolla, diretora financeira da PROEESP, realizadora do evento, ressaltando a projeção positiva para 2026 e o papel fundamental do percurso na atração de atletas em busca de índices para maratonas internacionais.

O caráter comunitário e solidário marcou o evento, a retirada de kits contou com a doação obrigatória de 1 kg de alimento não perecível e ações de sustentabilidade estiveram presentes em toda a operação. Entre os participantes, a diarista Viviane Marinho, de 38 anos, corredora inscrita na prova de 5 km, contou sua relação com a corrida após enfrentar um câncer de mama. “Sou paciente oncológica, com câncer de mama. Após ser diagnosticada com essa enfermidade, percebi que o exercício físico traz benefícios para a vida do paciente, além de auxiliar na prevenção e na diminuição das chances de recidiva do câncer. Para mim, o exercício é como um remédio, uma medicação”. Ela explicou que seguiu um plano de treinamento e que pretende subir de distância em breve. “Fiz meu cadastro assim que as inscrições foram abertas. Meu irmão já é maratonista, ele me forneceu um plano de treinamento que segui à risca. Vamos tentar melhorar meu tempo pessoal aqui na maratona da Rede Bom Lugar”, completa.

Entre os corredores de média distância, Ericson Rodrigo, servidor público de 43 anos, destacou a rotina de treinos e a progressão planejada. “Realizo treinos semanais, de duas a três vezes, para estar apto a completar esta distância de 10 km, e pretendo aumentar gradualmente a quilometragem”.

A dimensão familiar do evento ficou evidente na participação das largadas kids, Heridan Oliveira, contador e pai de Yan (7) e Yuri (5), avaliou a importância da experiência para as crianças e para a família. “A Maratona de Sorocaba tem um significado muito especial para mim. Inclusive, este ano correrei minha primeira maratona aqui. Além disso, eu e minha esposa corremos, e percebemos que a participação das crianças é tão importante quanto para nós, pois eles ganham confiança e também sentem bem-estar, o que é primordial para a idade deles”.

Para a Rede Bom Lugar, o patrocínio tem o objetivo de fortalecer laços com a comunidade local e promover hábitos saudáveis, como afirma Tariana. “É uma forma de evidenciar a grandiosidade e determinação da nossa marca. A Rede Bom Lugar, ao longo de seus 25 anos, com 50 lojas em 13 cidades, tem ganhado força, representamos essa força e o quanto podemos contribuir para o crescimento da região e da comunidade”.

A presença cultural também fez parte das ativações da marca, Márcio Une, sócio-diretor da Rede Bom Lugar, explicou a inclusão do Inazuma Taikô nas ações do patrocinador e o simbolismo por trás da tradição. “O Inazuma Taikô, aqui de Sorocaba, representa a cidade em eventos importantes. O Taikô, originário da cultura oriental, é apresentado em nossas inaugurações de lojas, com o objetivo de atrair sorte e positividade, criando um ambiente favorável. Em todos os eventos da Rede Bom Lugar, o Taikô é incorporado para trazer boa sorte e boas energias”, disse Márcio.

A programação também contou com atrações e serviços para o público e para as famílias, como foodtrucks, áreas de descanso, pontos de hidratação e atividades interativas, entre elas, o retorno da ação “O Segredo do Carrinho”, que sorteia vales-compra para os clientes do Clube Bom Lugar. Para a organização, esses elementos reforçam a proposta de transformar a maratona em um encontro anual de comunidade, esporte e bem-estar.

Confira os vencedores das principais categorias:

29 de novembro – 5km

  • Masculino: Cauã Henrique Soares de Almeida — 00:16:32
  • Feminino: Jaqueline Fernanda de Oliveira Arruda — 00:20:03

29 de novembro – 10km

  • Masculino: Renato da Silva — 00:33:08
  • Feminino: Luana Alessandra Quirino — 00:44:16

30 de novembro – 21km (meia maratona)

  • Masculino: Luciano Augusto Moreira Peixoto – 01:10:44
  • Feminino: Solange Bento Bela – 01:23:38

30 de novembro – 42km (maratona)

  • Masculino: Rafael Magalhães — 02:26:49
  • Feminino: Rosimeire Santana Arena — 02:57:17

Leia Também