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O crescimento da experiência fresca e natural

De Renata Ruiz
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O consumidor está mais preocupado com sua saúde, por isso os supermercados notaram um aumento na busca de produtos saudáveis e experiências personalizadas

O ano de 2024 está se mostrando um período de transformação para o varejo alimentar. Estamos presenciando uma evolução da tecnologia e uma mudança de comportamento de consumo do shopper, que além de procurar várias formas de efetuar suas compras, está mais preocupado com sua saúde.

Tanto que os supermercados estão seguindo este movimento. Segundo dados da última pesquisa do Ranking ABRAS 2024, publicado agora em maio pela SuperHiper, os supermercados disseram que os produtos in natura representam 66% na participação de vendas, e que 37% das redes trabalham com produtos orgânicos. No ano de 2022, esta participação era de apenas 38%, representando um aumento significativo.

Produtos frescos representam 43% do consumo espanhol

Segundo o ESM (European Supermarket Magazine), os consumidores espanhóis gastaram quase metade (43%) do seu orçamento alimentar anual em produtos frescos em 2023, de acordo com a sexta edição Fresh Products Observatory Report Aldi.

Isto significa que os consumidores gastaram 4 euros em cada 10 euros na categoria de produtos frescos, incluindo frutas e legumes, carne, peixe e frutos do mar, ovos e pão. Em termos de volume, os produtos frescos representaram 34,5% das compras neste período.

Em média, as famílias espanholas compraram produtos frescos em média 187 vezes e 42% das famílias disseram que gastaram de 30 a 50 euros nesta categoria toda semana.

De olho nisso, o setor supermercadista espanhol está remodelando a forma como os estabelecimentos trabalham com a alimentação e bebidas. Segundo o site FoodRetail, uma das inovações que chamou a atenção na Espanha foi a inclusão de espremedores de laranja como uma tendência atrativa, proporcionando uma experiência fresca e natural em tempo real para os consumidores.

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O que eles estão fazendo em suas redes

Separamos aqui algumas dicas que as redes espanholas estão praticando, para proporcionar uma experiência mais fresca e natural.

  1. Experiência de compra personalizada

A era digital aumentou as expectativas dos consumidores em relação à personalização. Os supermercados em 2024 estão adotando tecnologias avançadas, como análise de dados e inteligência artificial, para oferecer experiências de compra personalizadas. Desde recomendações de produtos baseadas em preferências individuais até promoções exclusivas, os supermercados estão utilizando a tecnologia para fortalecer o relacionamento com seus clientes.

  1. Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente continua a ser prioridade para muitos consumidores. Em resposta, os supermercados estão incluindo práticas sustentáveis em todas as fases da sua cadeia de abastecimento. Desde a redução dos plásticos descartáveis até a promoção de produtos locais e orgânicos.

  1. Fresh e qualidade

Uma das tendências mais animadoras para os espanhóis é a inclusão de inclusão de máquinas de suco de laranja nos supermercados. Essas máquinas oferecem sucos naturais e espremidos na hora, proporcionando aos consumidores uma experiência fresca e saudável. A procura por alimentos frescos e naturais está a impulsionar esta inovação, permitindo aos clientes desfrutar de sumos sem conservantes ou aditivos.

As máquinas de fazer sucos não apenas oferecem produtos de alta qualidade, mas também criam uma experiência interativa para os consumidores. Ao observar o processo de extração do suco, o cliente pode confiar no frescor e na autenticidade do produto. Além disso, esta tendência evidencia o compromisso dos supermercados com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, promovendo opções mais saudáveis ​​num ambiente conveniente.

Fonte: Food Retail e ESM

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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