Por Renato Müller
Por rapidez, conveniência, redução de custos ou todos esses fatores somados, o número de espanhóis que fazem refeições em supermercados dobrou nos últimos 12 meses, para 1,3 milhão de pessoas. O número de espanhóis que compram comida pronta nas lojas avançou para 6,9 milhões, de acordo com a Numerator Worldpanel, o equivalente a quase 15% da população do país. Isso mostra que os supermercados já são um destino importante de foodservice na Península Ibérica.
“Em 31% das ocasiões de compra, as refeições adquiridas nos supermercados são consumidas em casa, o que poupa tempo dos consumidores. Em 16% dos casos, o consumo se dá no local de trabalho”, afirma Veronika Khurshudyan, porta-voz da Numerator Worldpanel. Na avaliação da empresa, as cafeterias e áreas de delicatessen de super e hipermercados começaram a se consolidar no mercado espanhol como um ponto de consumo flexível, que combina a praticidade dos alimentos “to go” com a possibilidade de consumo imediato.
As principais redes espanholas de supermercados têm ampliado seus investimentos em foodservice. Cadeias como Mercadona e Alcampo aumentaram a área dedicada à alimentação pronta e reestruturaram os espaços para permitir o consumo no local. Como, de acordo com a Numerator, 47% dos espanhóis afirmam não ter tempo livre, existe uma oportunidade clara para produtos e soluções que ofereçam facilidade, comodidade e praticidade para os consumidores.