Home SeçõesInternacional Novos estudos mostram “efeito Ozempic” sobre as vendas em supermercados

Novos estudos mostram “efeito Ozempic” sobre as vendas em supermercados

Consumo de snacks e produtos pouco saudáveis cai até 9%, mas perda não é compensada em outras categorias

De Redação SuperHiper
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Por Renato Müller

A popularidade de medicamentos à base de semaglutida tem um efeito econômico claro sobre o segmento de supermercados. De acordo com um novo estudo publicado pela Cornell University, a partir de dados da empresa de consumer insights Numerator, usuários de medicamentos GLP-1, como Wegovy e Ozempic, diminuíram o consumo de alimentos em uma média de 6% nos primeiros meses após o início do tratamento, com um impacto de US$ 416 anuais por cliente. Em famílias de alta renda, a redução foi ainda maior: 9%.

Os cortes nas cestas de compras são mais comuns em categorias como snacks salgados e guloseimas, mas não foi percebido um aumento nos gastos com produtos saudáveis, como cereais integrais ou hortifrutis. Em usuários de GLP-1 cujo foco era a perda de peso, porém, houve um ligeiro aumento no consumo de iogurtes e alimentos frescos.

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Segundo o estudo, as principais mudanças na dieta parecem estar relacionadas à redução do consumo de itens altamente calóricos, o que automaticamente aumenta a proporção de alimentos saudáveis na cesta de compras. Para as pesquisadoras Sylvia Hristakeva e Jura Liaukonyte, o aumento do uso de medicamentos como Wegovy e Ozempic traz tanto oportunidades quanto desafios para o setor de alimentos. “Entender essas mudanças na demanda é importante para que os gestores tomem melhores decisões estratégicas em um ambiente cada vez mais marcado pelo declínio do consumo de alimentos”, disseram.

Um outro estudo, realizado pela Circana (“The Ripple Effect of GLP-1s, Today and In the Future”), mostra que os usuários de medicamentos reduzem o consumo de alimentos e bebidas nos primeiros meses de tratamento e voltam a um nível próximo do anterior após um ano de uso. Nesse momento, os consumidores costumam gastar mais em alimentos que favorecem seu novo estilo de vida, como ovos, castanhas e vegetais, deixando de lado proteínas com alto teor de gordura, alimentos apimentados e bebidas com açúcar adicionado.

Para a Circana, essa mudança de comportamento cria oportunidades para o varejo oferecer refeições prontas para consumo com baixo teor calórico, snacks em porções controladas e alimentos e bebidas com alto teor proteico.

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