Moedas doadas voluntariamente no caixa podem se transformar em milhões e salvar vidas. Essa é a realidade de uma iniciativa social em Pernambuco, que reverte o troco deixado por clientes e colaboradores para custear o tratamento oncológico no estado do Nordeste. Só este ano, no Novo Atacarejo, as doações já passam de R$ 400 mil. Todos os recursos arrecadados são destinados ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).
Na prática, cada centavo voluntariamente doado pelo público é entregue à instituição privada e filantrópica, que realiza o diagnóstico e o tratamento de pacientes oncológicos e, que, em 2025, está completando 80 anos.
Para incentivar a participação, a iniciativa é divulgada internamente para conhecimento dos colaboradores. Também há sinalização nos caixas das 37 lojas, entre Pernambuco e a Paraíba. A ação é informada ao público por meio dos canais de comunicação da rede. Segundo a gerente de marketing do Novo Atacarejo, Jéssica Almeida, o projeto faz parte da política de responsabilidade social da rede nordestina. “A colaboração de todos faz a diferença e ajuda no tratamento e cura daqueles que precisam.”
De acordo com Jéssica, essa parceria começou em 2021, quando o Novo Atacarejo aderiu ao chamado “Troco Solidário” para estimular também clientes e colaboradores a destinarem voluntariamente valores em benefício do HCP. Só no acumulado dos oito primeiros meses do ano, já foram destinados R$ 495.263,93 à instituição.