O Grupo Carrefour Brasil vive uma fase de mudanças profundas que envolvem dois projetos: a troca do sistema de gestão de itens vendidos entre suas bandeiras de varejo e de atacarejo, e a mudança da sede atual, conforme entrevista exclusiva do jornal Valor Econômico.
A loja do Carrefour do Alphaville, em Barueri (SP), está implementando um projeto-piloto para troca do sistema de gestão dos itens vendidos no Carrefour pelo utilizado pelo Atacadão. Chamado de ERP (sigla em inglês para planejamento dos recursos empresariais), a mudança deve avançar para todas as lojas da varejista. É como trocar o software do cérebro comercial de uma empresa pela outra.
Também está em andamento o processo de fechamento da sede do grupo Carrefour Brasil, em Barueri (SP) e a migração de toda a equipe para o escritório central do Atacadão na cidade de São Paulo. A sede do Atacadão na Vila Maria, zona norte da capital, irá receber as áreas de negócios, como comercial, logística e operacional. Já o administrativo (“back-office”) irá para o Atacadão no Tatuapé.
Ainda sobre a mudança da sede do Carrefour para São Paulo, não está prevista a unificação da área de comercial, de compra das diferentes empresas, no Atacadão. Será mantida a autonomia das áreas de varejo e atacarejo, bem como já está sendo planejada a reforma da estrutura do Atacadão para acomodar as transferências.
Outra novidade é que ainda neste mês será lançada a marca própria da rede Atacadão, para pessoas físicas e jurídicas. Na primeira etapa, deverão ser colocadas nas gôndolas de 80 a 150 itens que são fortes no canal, como arroz, feijão e café, entre outros.
A ideia é ter diferentes marcas próprias para venda para as pessoas jurídicas, com diversas possibilidades de compras para bares, restaurantes, hotéis, e ter uma marca para pessoas físicas. Foi algo já colocado em prática na Argentina e replicado na Europa. A expectativa é que serão dois a três anos de desenvolvimento até ganhar maior tração e peso na receita.
Fonte: Valor Econômico