Início » Seção » Nova mudança no board do GPA

Nova mudança no board do GPA

Edison Ticle de Andrade de Melo e Souza Filho deixou os cargos de vice-presidente do Conselho de Administração e de coordenador do Comitê Financeiro da companhia

De Redação SuperHiper
0 Comentários

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) formalizou por meio de comunicado ao mercado em 26 de dezembro uma nova mudança em seu board. De acordo com o material, em 23 de dezembro, Edison Ticle de Andrade de Melo e Souza Filho apresentou sua renúncia aos cargos de vice-presidente do Conselho de Administração e de coordenador do Comitê Financeiro da companhia.

Em dezembro, outro comunicado ao mercado formalizou que Tufi Daher Filho apresentou sua renúncia ao cargo de membro efetivo e presidente do Conselho Fiscal. Dessa forma, a posição passou a ser ocupada por seu suplente, David Alegre.

O ano de 2025 foi de intensas mudanças na cúpula da varejista. No fim de outubro, Marcelo Pimentel formalizou seu pedido de renúncia dos cargos de diretor-presidente e de integrante do Conselho de Administração. O posto foi ocupado de forma interina por Rafael Russowsky, que responde pelas funções de vice-presidente de Finanças e de diretor de Relações com Investidores.

Também em outubro, Décio Chaves Rodrigues apresentou sua carta de renúncia ao cargo de membro suplente do Conselho Fiscal. Ainda em 10 de outubro, o empresário André Coelho Diniz foi eleito, por unanimidade, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA). O novo presidente do Conselho faz parte da família Coelho Diniz, que passou a ser a maior acionista do GPA.

Em setembro, a superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda de parte do GPA ao Grupo Coelho Diniz, que, além de André Luiz Coelho Diniz, reúne os empresários Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz. Apesar da coincidência no sobrenome, não há parentesco com o antigo controlador do GPA, Abilio Diniz, falecido em 2024.

A operação se refere à aquisição de participação societária na Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), a “sociedade-mãe” do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Com isso, a família Coelho Diniz passou a ser titular de 24,5% das ações da CBD, superando o Grupo Casino, que possui 22,5% das ações do GPA. Isso levou a área técnica do Cade a inferir que o Grupo Coelho Diniz passará a deter controle sobre o GPA, ainda que de forma compartilhada.

Em agosto, acionistas da família Coelho Diniz pediram a convocação de uma assembleia para tratar da destituição integral do Conselho de Administração e da eleição de novos integrantes para o colegiado do Grupo Pão de Açúcar. Segundo comunicado divulgado pela companhia ao mercado, o objetivo das mudanças era buscar uma representatividade no conselho proporcional à atual participação acionária do grupo familiar.

Leia Também