Por Redação SuperHiper
De olho nos resultados do segundo trimestre, divulgados ao mercado no dia 7 de agosto, e no cenário econômico do País, o Assaí tem lançado mão de novas estratégias. Além da oferta de serviços nas lojas, na expectativa de atrair novos clientes, a rede vê na marca própria um grande trunfo para obter margens melhores, além de ajudar o poder de negociação de preço da empresa junto a outros fornecedores.
As informações foram divulgadas pelo presidente-executivo da companhia, Belmiro Gomes, na última sexta-feira (8), durante a conferência com analistas, após a publicação do resultado de segundo trimestre do Assaí, na noite da véspera.
Segundo Gomes, o projeto de marca própria vai começar no segundo semestre deste ano, mas ele não deu detalhes. “A troca do consumidor por produtos mais baratos e econômicos ainda é persistente. Juros, movimento de apostas esportivas, endividamento. Isso compõe um cenário em que o consumidor é obrigado a comprar produtos mais baratos”, disse o executivo. E acrescentou. “O ‘trade down’ está mais forte, principalmente no Nordeste, devido a outros hábitos que estão tirando dinheiro da população”, afirmou.
No segundo trimestre, as vendas nas lojas do Assaí subiram 4,6%, um desempenho considerado fraco pela companhia diante do objetivo de avançar com o indicador em um patamar acima da inflação.
No balanço de resultados, a companhia citou que o desempenho das vendas mesmas lojas refletiu pressão no poder de compra dos consumidores e o chamado “trade down”. Trata-se de um fenômeno comum no comportamento do consumidor, no qual as pessoas, por diversos motivos, decidem reduzir seus gastos e optar por alternativas mais acessíveis. A principal motivação é a necessidade ou desejo de economizar dinheiro, buscando produtos ou serviços que caibam no orçamento disponível. Isso pode envolver a substituição de marcas conhecidas por aquelas mais baratas, a compra de produtos em lojas de descontos ou a escolha de modelos ou versões mais básicas de um item.
Fonte: Reuters