Addie’s Grocery, perto de Boston, nos EUA, oferece somente a opção de retirada de pedidos online – e atende tendência de mercado por preços baixos e velocidade
Por Renato Müller
Um dos conceitos básicos de qualquer supermercado é ser um lugar bonito e iluminado, com produtos muito bem apresentados nas prateleiras, para que os clientes sintam-se bem, prolonguem sua visita, comprem mais e retornem sempre. Mas em Norwood, no estado americano de Massachussetts, a loja da Addie’s Grocery ignora todas essas regras.
O supermercado foi montado somente para a retirada de pedidos feitos online, sem a possibilidade de que os clientes entrem na loja. Os produtos são separados pelos funcionários da varejista, que tem uma promessa no mínimo ousada para compras online de supermercado: pedidos atendidos 100%, sem substituições ou falta de itens.
“Ter uma operação online dentro de um supermercado tradicional é um grande desafio, porque as lojas não sabem exatamente o que têm em estoque. Os produtos podem estar armazenados na retaguarda ou no carrinho de compras de um cliente que ainda circula pela loja”, afirma Jim McQuade, cofundador e CEO da Addie’s. A ideia da varejista é eliminar esses problemas, com uma operação que tem um controle mais preciso dos estoques e que elimina o custo de delivery. “É uma combinação de preços baixos, precisão do estoque e velocidade, pois os pedidos podem ser retirados no mesmo dia”, comenta.