Por Renato Müller
Uma tendência crescente nos supermercados americanos é a abertura de lojas exclusivamente para a venda de bebidas alcoólicas. Varejistas como Hy-Vee, Southeastern Grocers, Food Lions, Fareway e ShopRite têm acelerado a inauguração de pontos de venda que comercializam apenas itens como cervejas, vinhos e destilados.
Esse movimento não é novo: a rede Publix, por exemplo, abriu sua primeira unidade Publix Liquor em 2003 e hoje conta com mais de 300 pontos de venda nesse formato. Mas o aumento da demanda por bebidas alcoólicas no mercado americano e a necessidade de respeitar as leis estaduais que proíbem esse tipo de produto em supermercados têm levado a um crescimento desse tipo de estratégia.
Além disso, lojas standalone têm se mostrado bastante eficientes, por conta dos desafios logísticos e de supply chain. Isso pode levar redes de supermercados a implementar o formato mesmo sem restrições legais. “Não seria surpreendente vermos redes explorando esse conceito como uma oportunidade de crescimento e de presença em diferentes momentos da jornada dos clientes”, afirma Bourcard Nesin, analista do setor de bebidas no Rabobank, em declaração à Grocery Dive.
Dessa forma, os supermercados passam a atuar em um segmento hoje dominado, nos EUA, por operadores especializados. Ao atuar com uma loja separada do formato principal, o supermercadista oferece conveniência na compra da categoria, sem impactar negativamente a imagem junto a consumidores para quem a venda de álcool em supermercados soa estranha.