Democratas preferem Costco, Whole Foods e Trader Joe’s, enquanto republicanos gastam mais no Walmart e Dollar General
Por Renato Müller
Será que o supermercado que o consumidor frequenta diz algo sobre suas preferências político-partidárias? Nos Estados Unidos, aparentemente sim. De acordo com o Consumer Purchase Insights, estudo realizado pela Affinity Solutions a partir de informações transacionais com cartões de crédito e débito, o perfil de consumo tem uma relação marcante com o posicionamento político.
Enquanto democratas gastam mais em clubes de atacado e em lojas de departamentos, republicanos consomem mais em lojas de descontos, fast food e postos de combustíveis. A maior diferença foi percebida nas lojas de descontos, em que republicanos gastam em média US$ 167,20 mais que democratas.
No que se refere às marcas de varejo preferidas, no Walmart os republicanos gastam US$ 142,89 por transação mais que os democratas, enquanto na Costco os democratas consomem US$ 34,11 mais por visita.
Fatores regionais também impactam as decisões de consumo por marca. Empresas presentes com mais força em regiões de maioria democrata (como a Whole Foods na Califórnia ou a Trader Joe’s em Nova York) tendem a ser preferidos por clientes que se identificam com esse partido – o mesmo acontece em regiões republicanas, como o Meio Oeste ou o Texas.
Mas é possível romper as barreiras partidárias. Marcas como Five Below, Stitch Fix, Teleflora e HIMS têm baixa discrepância de gastos entre membros de um partido ou outro, mostrando que, mesmo em tempos de polarização, existe espaço para neutralidade.