<< Voltar pra Home

Internacional



Nos EUA, marca própria é novo campo de batalha do grande varejo

11 de agosto de 2022
 - 
19:18
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Nos EUA, marca própria é novo campo de batalha do grande varejo”

Segmento tradicionalmente foi mais forte em lojas de pequena superfície, mas investimentos de redes como Walmart, Amazon e Target têm mudado esse jogo

A alta da inflação nos Estados Unidos, que atingiu índices vistos pela última vez há 40 anos, deu um impulso extra à venda de produtos de marca própria, que têm sido vistos pela população como uma alternativa viável para “esticar” o orçamento familiar. Segundo um relatório publicado na semana passada, grandes redes têm avançado forte nesse território, fazendo das marcas próprias um chamariz para aumentar o fluxo de clientes.

De acordo com a Numerator, a penetração dos produtos de marca própria da Aldi subiu 2,3 pontos percentuais nos últimos 12 meses, enquanto na Target o crescimento foi de 2,2 pontos e na Amazon, 1,7 ponto. A liderança, porém, está nas mãos do Walmart, que tem as 4 marcas próprias com maior penetração nas residências americanas – a bandeira Great Value esteve nas cestas de compras de 72% dos consumidores, a Equate em 51%, Marketside em 44,2% e a Freshness Guaranteed, em 40%. A quinta colocada é a marca própria da rede Dollar Tree, com 32,5% de presença.

“Em algumas categorias, os itens de marca própria já são 50% do mercado”, afirma Eric Belcher, CEO da Numerator. “Isso muda o jogo, pois as marcas líderes precisam levar em conta a forte presença dessas concorrentes em suas estratégias de mercado”, acrescenta.

Algumas redes de supermercados baseiam suas estratégias competitivas em marcas próprias. Na Aldi, por exemplo, 77,5% das vendas vêm de itens private label em alimentos, limpeza, beleza e saúde, enquanto na Trader Joe’s esse índice é de 59,4%, na Wegmans é de 49,4%, na Costco é de 33,5% e no Sam’s Club, 30%. No geral, as marcas próprias correspondem a 17,4% das vendas dos supermercados americanos, com participações semelhantes em todas as faixas de renda. Isso mostra que preço é um aspecto importante para todos os clientes – segundo o estudo da Numerator, mais importante que a marca do produto.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhores especialistas em alta performance do setor…
Image

Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de…
Image

Minalba expande o seu portfólio de importadas das linhas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna

Com as novas opções de embalagens, consumidores terão ainda mais variedade de escolha no momento da compra Após um ano…
Image

Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100%…