Home SeçõesInternacional Nos EUA, consumidores veem inflação acelerada nos alimentos

Nos EUA, consumidores veem inflação acelerada nos alimentos

De Administrador SH
0 Comentário

Nos EUA, clientes dos supermercados percebem perda de 22% no poder de compra, índice quase 10 pontos percentuais acima da inflação

*Por Renato Müller

A inflação vem batendo recordes nos Estados Unidos, mas, para os consumidores locais, a percepção de alta do custo de vida é muito maior que os indicadores oficiais. Um estudo realizado pela dunnhumby mostra que os clientes perceberam um aumento de 22,8% no custo da alimentação dentro de casa, 9,7 pontos percentuais acima dos 13,1% indicados pelo US Bureau of Labor Statistics (a versão americana do IBGE).

Além de estar mais alta que a inflação oficial, a percepção dos consumidores sobre a elevação do custo de alimentação dentro do lar também está 5,1% mais alta que antes da invasão da Ucrânia pela Rússia. Entretanto, o impacto da inflação sobre os alimentos varia muito dependendo da demografia e da região do país.

“A grande consequência desse aumento do custo dos alimentos, percebido como bem acima da inflação oficial, é uma mudança de comportamento dos clientes”, afirma Grant Steadman, presidente da dunnhumby para a América do Norte. Em um dado preocupante, quase um terço dos americanos está reduzindo ou eliminando totalmente algumas refeições, um aumento de 5% em relação ao início do ano. “Varejistas e fabricantes precisam priorizar os consumidores em suas decisões sobre como responder à pressão inflacionária”, recomenda o executivo.

O estudo mostra que 64% dos consumidores americanos dizem ter dificuldade em arcar com despesas inesperadas acima de US$ 400, contra 60% há seis meses. Nas regiões mais pobres dos Estados Unidos, como os estados de Louisiana e Oklahoma, o índice de insegurança financeira chega a 77%. Além disso, 55% dos entrevistados não têm conseguido se alimentar como gostariam e 18% não têm o suficiente para comer.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada