Resultado de uma combinação entre sustentabilidade e tecnologia avançada, a carne bovina cultivada em laboratório, já começa a conquistar espaço no mercado norte-americano. Produzido pela Chunk Foods, empresa israelense atuante no setor de proteínas alternativas, o produto já pode ser encontrado em lojas de Los Angeles e Nova Iorque.
A novidade é fruto de um processo de cultivo celular que utiliza células isoladas de óvulos de vacas black angus, desenvolvidas em biorreatores. Durante o cultivo, essas células são enriquecidas com nutrientes à base de soja e trigo, originando um tecido muscular que imita com alta fidelidade a textura e o sabor da carne bovina convencional. O resultado é uma carne de qualidade premium, que promete impacto ambiental significativamente menor, sem a necessidade de criação ou abate de animais.
“Nossa estratégia de varejo é focada em uma abordagem em fases”, disse o CEO da Chunk Foods, Amos Golan. “Inicialmente, estamos lançando com mercearias independentes selecionadas em Los Angeles e na cidade de Nova York para testar as águas e construir um forte engajamento do consumidor”.
Com preços semelhantes aos cortes premium de carne bovina natural, a carne artificial de angus da Chunk Foods se apresenta como uma alternativa atraente para consumidores exigentes e preocupados com sustentabilidade. Para 2025, a empresa projeta uma expansão significativa no mercado norte-americano, buscando atender à crescente demanda por proteínas cultivadas.
Fonte: www.comprerural.com