Por Renato Müller
O Sam’s Club, a divisão de clubes de atacado do Walmart, decidiu ousar com uma loja-piloto na região de Dallas. Trata-se da primeira loja 100% digital da rede – e se tudo funcionar bem, de um spoiler do que será o futuro do varejo.
O ponto de venda abrirá as portas na semana que vem e contará com recursos que impulsionam um outro tipo de experiência de compras. Para começar, as compras serão feitas a partir do aplicativo da marca, o Scan & Go: os clientes escanearão cada item conforme vão colocando no carrinho, e depois pagam online na saída da loja.
A área onde tradicionalmente estão os check-outs contará com itens disponíveis para compra online, como anéis de diamante, móveis e árvores de Natal. Os clientes poderão escanear os QR Codes e receber os produtos em casa. A área de preparação de pedidos online para delivery ou “clique e retire” terá cerca de 600 metros quadrados, 4 vezes mais que o normal, em um claro sinal da tentativa de integrar as jornadas de compra digital e física.
“Essa loja é uma espécie de manifestação física de uma jornada que estamos tentando percorrer como empresa”, disse o CEO do Sam’s Club, Chris Nichols. Tradicionalmente, o Sam’s Club é a divisão mais avançada tecnologicamente do Walmart, antecipando inovações que depois são aplicadas “no irmão maior”.
A varejista aproveitou que a loja tinha sido duramente afetada por um tornado há dois anos para fazer uma reforma completa no espaço, transformando o local em um campo de provas para tecnologias emergentes. “A ideia é que, com o tempo, tenhamos 100% de engajamento digital com o cliente. Mas para chegar lá, precisamos testar ideias e conceitos no ambiente físico”, analisa Nichols.
Nos últimos anos, o Sam’s Club tem usado tecnologia para se diferenciar da grande rival Costco, que lidera o setor de clubes de atacado no mercado americano. Recursos como o Scan & Go são bem percebidos por clientes que querem fazer compras rapidamente e não desejam passar pelas filas nos caixas.
O uso intensivo de tecnologia também é uma tentativa do Sam’s Club de diminuir o gap em relação à Costco, que, com o mesmo número de lojas, fatura praticamente o dobro da rival.