Início » Seção » No Reino Unido, programas de fidelidade ajudam no combate ao câncer

No Reino Unido, programas de fidelidade ajudam no combate ao câncer

Parceria das redes Tesco e Boots com pesquisadores do Imperial College London busca identificar sinais precoces da doença a partir dos padrões de consumo

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

Pesquisadores do Imperial College London estão analisando os dados dos clientes dos programas de fidelidade Clubcard (da Tesco) e Advantage Card (Boots) para avaliar se os padrões de compra dos clientes podem indicar sinais precoce de câncer.

Ao analisar compras anteriores de medicamentos sem prescrição médica por pacientes que foram diagnosticados com câncer, os pesquisadores pretendem identificar padrões sutis que possam servir de alerta para o desenvolvimento da doença, viabilizando diagnósticos e intervenções em fases anteriores – e aumentando as chances de cura ou de controle dos sintomas.

O estudo CLOCS-2 (Cancer Loyalty Card Study 2) está atualmente recrutando até 3 mil voluntários no Reino Unido, no que é uma das maiores iniciativas desse tipo já realizados no país. “Nossa pesquisa tem o potencial de revolucionar o uso de dados do dia a dia para entender e melhorar a saúde das pessoas”, disse o professor James Flanagan, do Departamento de Cirurgia e Câncer do Imperial College London e líder do estudo.

A pesquisa dá continuidade a um trabalho anterior, também bancado pelo Cancer Research UK usando dados dos programas de fidelidade da Tesco e da Boots, que comprovou diferenças no comportamento de compra de analgésicos e medicamentos para indigestão em mulheres com e sem câncer de ovário, até 8 meses antes de um diagnóstico formal.

O novo estudo ampliará o escopo para investigar 10 tipos de câncer: bexiga, colorretal, endométrio, fígado, esôfago, ovariano, pancreático, gástrico, uterino e vulval. Muitas dessas condições se apresentam com sintomas pouco específicos, como indigestão, cansaço ou inchaço, o que costuma levar à automedicação. “Identificar pequenas mudanças no comportamento de compra pode ajudar as pessoas a falar mais cedo com um médico e aumentar a possibilidade de tratamento”, disse Flanagan.

Atualmente, cerca de 24 milhões de britânicos são membros do programa de fidelidade Clubcard, o equivalente a 80% das residências do país. O Advantage Card da Boots tem 17 milhões de membros ativos.

Leia Também