<< Voltar pra Home

ESG



No Dia Mundial da Água, vale pensar sobre o uso consciente desse recurso

21 de março de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “No Dia Mundial da Água, vale pensar sobre o uso consciente desse recurso”

Indispensável para a vida e os negócios, a Água é celebrada no dia 22 de março

Além de necessária para a manutenção da vida, a água também é um recurso extremamente necessário em vários setores produtivos. A agricultura é o maior consumidor, sendo responsável por 49,8% do uso de água no país, de acordo com a Agência Nacional da Água (ANA). Mas, nesse dia 22 de março, Dia Mundial da Água estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), vale refletir como a indústria e outros setores, como o comércio, podem contribuir no bom uso e no combate ao desperdício, já que quase 40% da água potável produzida aqui é desperdiçada.

São muitas as alternativas disponíveis para que empresas busquem reduzir seu impacto no consumo de água. Um deles é entender como ela é usada nas empresas e em quais setores pode ser reaproveitada. A manutenção de equipamentos também é fundamental para evitar que seja utilizada mais água do que o necessário em algum processo. Reparos frequentes também ajudam a evitar vazamentos e desperdícios.

A recirculação e o reaproveitamento, como já sabido, são formas extremamente eficientes de se economizar água não só em nossas casas, mas especialmente nas empresas. Por fim, a captação de água da chuva também pode fazer a diferença na rotina das empresas. Juntas, essas práticas têm potencial para impactar positivamente não só o meio ambiente, mas também os cofres das companhias. Essas duas últimas alternativas são as mais atraentes e fáceis de executar pelas empresas varejistas, inclusivo do setor supermercadista.

Na indústria, essa pauta já está em prática há mais tempo. Exemplo da cervejaria Heineken, que tem como metas fazer o balanço hídrico das industrias de Itu (SP) e Pacatuba (CE), retornando 1,5 vezes o volume produzido para a hidrográfica até 2030 e a redução do consumo médio de água para 2,6 hl / hl em áreas com escassez de água até 2030 e em cervejarias sem estresse para 2,9 hl / hl até 2025.

O compromisso é tão latente que a diretora de sustentabilidade do Grupo Heineken, Ornella Guzzo Vilardo, participará do painel “Água para Clima, Resiliência e Meio Ambiente: iniciativas, programas e projetos relacionados à água para construir resiliência e proteger os biomas brasileiros”, no Fórum Mundial da Água (UN WATER CONFERENCE 2023), em Nova Iorque (EUA), no dia 24 de março.

E a sua empresa, como pode contribuir para o melhor uso desse recurso indispensável para a vida e os negócios?


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste

Indicador INSV-Consumidor acompanha as manifestações dos clientes a respeito das suas experiências nos supermercados Em abril, o Índice Nacional de…
Image

#AjudaSul: Grupo Comercial Villa Simpatia adere ao “SOS Rio Grande do Sul”

Campanha incentiva venda de produtos gaúchos para contribuir com a recuperação da economia local Para ajudar os produtores do Rio…
Image

Hummer cria nova identidade visual em homenagem ao Time Brasil

Marca centenária lançou uma edição especial com o logo em comemoração ao patrocínio aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 A…
Image

WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app

Clientes podem enviar imagens de listas escritas à mão, fotos de produtos ou solicitar os itens por voz O Prezunic…