Indispensável para a vida e os negócios, a Água é celebrada no dia 22 de março
Além de necessária para a manutenção da vida, a água também é um recurso extremamente necessário em vários setores produtivos. A agricultura é o maior consumidor, sendo responsável por 49,8% do uso de água no país, de acordo com a Agência Nacional da Água (ANA). Mas, nesse dia 22 de março, Dia Mundial da Água estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), vale refletir como a indústria e outros setores, como o comércio, podem contribuir no bom uso e no combate ao desperdício, já que quase 40% da água potável produzida aqui é desperdiçada.
São muitas as alternativas disponíveis para que empresas busquem reduzir seu impacto no consumo de água. Um deles é entender como ela é usada nas empresas e em quais setores pode ser reaproveitada. A manutenção de equipamentos também é fundamental para evitar que seja utilizada mais água do que o necessário em algum processo. Reparos frequentes também ajudam a evitar vazamentos e desperdícios.
A recirculação e o reaproveitamento, como já sabido, são formas extremamente eficientes de se economizar água não só em nossas casas, mas especialmente nas empresas. Por fim, a captação de água da chuva também pode fazer a diferença na rotina das empresas. Juntas, essas práticas têm potencial para impactar positivamente não só o meio ambiente, mas também os cofres das companhias. Essas duas últimas alternativas são as mais atraentes e fáceis de executar pelas empresas varejistas, inclusivo do setor supermercadista.
Na indústria, essa pauta já está em prática há mais tempo. Exemplo da cervejaria Heineken, que tem como metas fazer o balanço hídrico das industrias de Itu (SP) e Pacatuba (CE), retornando 1,5 vezes o volume produzido para a hidrográfica até 2030 e a redução do consumo médio de água para 2,6 hl / hl em áreas com escassez de água até 2030 e em cervejarias sem estresse para 2,9 hl / hl até 2025.
O compromisso é tão latente que a diretora de sustentabilidade do Grupo Heineken, Ornella Guzzo Vilardo, participará do painel “Água para Clima, Resiliência e Meio Ambiente: iniciativas, programas e projetos relacionados à água para construir resiliência e proteger os biomas brasileiros”, no Fórum Mundial da Água (UN WATER CONFERENCE 2023), em Nova Iorque (EUA), no dia 24 de março.
E a sua empresa, como pode contribuir para o melhor uso desse recurso indispensável para a vida e os negócios?