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“Não tem como trabalhar pouco no varejo”, diz Youmna Khouri

Nascida no Líbano, a proprietária da rede Máximo Supermercados e da Achei Atacados, iniciou sua jornada no varejo brasileiro na década de 1950

De Edevaldo Figueiredo
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Em celebração a Semana das Mulheres, a SuperHiper entrevistou com exclusividade a proprietária da rede Máximo Supermercados e da Achei Atacados, Youmna Tannous Khouri. A empresária falou sobre a sua jornada no varejo alimentar, os desafios de empreender no setor supermercadista, equidade de cargos entre homens e mulheres, entre outros assuntos. Confira, a seguir, a entrevista completa:

Como a senhora começou sua rede de supermercados? Qual foi o maior desafio inicial?
Meu marido veio do Líbano para o Brasil na década de 1950 e trabalhava com feiras. Na década de 1980 nós nos casamos e eu vim morar no Brasil, e na época meu marido já tinha um mercado em Mogi das Cruzes. No início eu não trabalhava no mercado e me dedicava a cuidar dos meus filhos, mas após alguns problemas de saúde na família que nos levaram a ficar mais tempo no hospital do que no supermercado, após o falecimento da minha filha eu comecei a trabalhar junto do meu marido. Tudo era um desafio para mim, visto que não falava português e não tinha conhecimento nenhum em varejo.

Quais valores e ideais que a motivam a continuar no empreendedorismo? Como a senhora diferencia sua rede de supermercados dos concorrentes?
Montamos a missão e os valores da nossa empresa com base em condutas que adotamos no nosso dia a dia como pessoas e profissionais, ou seja, adotá-las no cotidiano da empresa é fácil porque não é nada diferente do que a gente já faz. Todas as decisões que tomamos no nosso dia a dia, em todos os setores da empresa, partem do princípio de fazer para o cliente a mesma coisa que gostaríamos que nos fosse feito.

O que me motiva a continuar no empreendedorismo é ver nossa empresa crescer da maneira correta e justa, sendo honesta com colaboradores, clientes e fornecedores, fazendo do nosso nome e nosso espaço sinônimos de uma experiência de compra prazerosa.

Como a senhora lida com o estresse e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
Não tem como trabalhar pouco no varejo, mas nos momentos em que eu não estou trabalhando eu vou para a academia, pra missa, convivo com meus filhos e netos e tento encontrar minhas amigas e família. São esses momentos que nos dão força para continuar com nossa rotina atarefada e estressante.

Quais são as principais estratégias de marketing que sua rede utiliza para atrair e reter os seus clientes?
Comunicar o que fazemos de melhor. Tentamos comunicar para o cliente que nas nossas lojas ele será tratado do mesmo jeito que nós gostaríamos de sermos tratados, ou seja, ter o produto certo, com preço certo, no local certo e com um atendimento que me faça me sentir especial. Isso tudo em lojas agradáveis, com facilidade de estacionamento e uma comunicação visual e sonora limpa que não perturbem o ambiente do cliente.

Quais são as principais habilidades de liderança que a senhora acredita serem essenciais para o sucesso no seu negócio?
Acredito que as habilidades que os líderes do varejo alimentar precisam ter é paciência, uma vez que as mudanças e melhorias não ocorrem da noite para o dia; perseverança, de se manter nos trilhos pelo tempo que for necessário para fazer o planejamento acontecer; resiliência, porque nosso setor muda muito rápido e manter convicções irredutíveis não combina com o varejo alimentar; humildade, porque ninguém é melhor do que ninguém e todos temos o que aprender, não importa a idade, experiência ou currículo; e tratar bem as pessoas, porque nosso setor é sobre pessoas, e a imagem do líder durão não cabe mais nos dias de hoje.

Quais foram os maiores desafios que a senhora enfrentou como mulher empreendedora e como a senhora enxerga o setor de supermercados hoje em dia? Como a senhora vê o papel das mulheres do empreendedorismo atualmente?
No início eu enfrentava muitas dificuldades pela barreira do idioma e da cultura, mas conforme o tempo foi passando eu fui me adaptando. Percebo que hoje o varejo alimentar tem se aberto para aumentar a diversidade e ter mais mulheres em todos os cargos de liderança, e acho que isso é bom pois nos permite trazer nossa visão sobre os diversos assuntos da empresa. Aqui no Grupo Máximo, 52% do quadro de colaboradores é composto de mulheres e a mesma proporção é respeitada em cargos de liderança.

Onde a senhora gostaria de estar com sua rede de supermercados daqui dez anos?
Não nos imagino crescendo só por crescer, sem critério e atropelando pessoas e processos no meio do caminho. Nos imagino agindo da mesma forma que nos trouxe onde estamos hoje: estudando muito cada decisão e dar o passo do tamanho das nossas pernas. Nos imagino figurando entre as principais redes do estado de São Paulo e Brasil e vendo nossos valores sendo replicados para toda equipe, respeitando os processos e tendo sempre em mente que temos que tratar o cliente do mesmo jeito que gostaríamos de sermos tratados.

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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