Home SeçõesInternacional Na Sainsbury’s, lixo se transforma em combustível

Na Sainsbury’s, lixo se transforma em combustível

Varejista usa alimentos que iriam para o lixo como fonte para abastecer caminhões em Centro de Distribuição

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Renato Müller

A rede britânica Sainsbury’s está transformando resíduos alimentares em combustível para seus caminhões de entrega. Em uma iniciativa pioneira no Reino Unido, a empresa está alimentando 30 caminhões de seu Centro de Distribuição em Bristol com biocombustível produzido a partir dos alimentos que iriam para o lixo em suas lojas.

A iniciativa, que impulsiona metade dos caminhões do CD de Emerald Park, deverá economizar mais de 3 mil toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente à eletricidade consumida por quase 2 mil residências. Por meio de uma parceria com a processadora de resíduos RenECO, alimentos que não poderiam ser doados ou utilizados como ração animal são transformados em biogás, a partir de um processo de digestão anaeróbica. O biogás é, então, usado para criar um combustível líquido que pode ser usado pelos caminhões.

A novidade da ação é que ela utiliza apenas itens reciclados, em uma lógica 100% de economia circular. O sistema ainda tem a vantagem de permitir um rastreamento preciso da redução de emissão de carbono, contribuindo para as metas de diminuição da pegada ambiental da Sainsbury’s.

“A parceria com a RenECO mostra o poder que a colaboração tem para impactar positivamente os negócios. A produção de biocombustíveis amplia nosso compromisso com a economia circular e nos ajuda em nossa meta de sermos net zero em todas as nossas operações até 2035”, disse Patrick Dunne, Chief Property and Procurement Officer da Sainsbury’s.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada