Por Renato Müller
Com a aceleração da digitalização dos supermercados nos últimos anos, pedidos online e delivery passaram a fazer parte do arsenal competitivo das empresas. Redes como a americana Albertsons decidiram ampliar os serviços online para, oferecendo mais conveniência aos clientes, fidelizá-los.
“Os consumidores pensam em comida mais de 200 vezes por dia, o que gera um stress considerável”, afirmou Jill Pavlovich, VP sênior de experiências digitais da Albertsons, durante um evento recentemente nos EUA. “Para diminuir essa carga, desenvolvemos várias ferramentas que tornam essa relação menos transacional”, disse.
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Entendendo, por exemplo, que 60% do que os consumidores compram semanalmente não muda, a empresa colocou em seu site e app um recurso chamado Schedule and Save, que coloca itens da cesta de compra no “piloto automático”, como em um serviço de assinaturas. Outro recurso de conveniência foi a inclusão de “receitas compráveis”, em que é possível adicionar todos os itens da receita ao carrinho de uma só vez.
“Nossos planos de alimentação e receitas sugeridas contam com mais de 9.000 opções, que podem ser filtradas por preferência de dieta, restrições alimentares ou tamanho da porção”, comentou Jill. O site e o app também apresentam o passo a passo das receitas, facilitando sua preparação.
Os insights gerados pelos serviços também são utilizados nas lojas físicas, uma vez que ficou claro, para a Albertsons, que os clientes também precisavam de ajuda para acessar serviços e ofertas.
Os investimentos parecem ter valido a pena: a empresa aumentou suas vendas digitais em 24% e sua base de clientes fiéis em 16% no último trimestre do ano passado.