Maior supermercadista do país usa tecnologia para estimar idade dos clientes na compra de bebidas alcoólicas
Por Renato Müller
No aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, os clientes que frequentam a loja de conveniência da rede supermercadista Edeka não precisam mostrar suas identidades ao comprar bebidas alcoólicas. A varejista está testando um sistema que, por meio de visão computacional e Inteligência Artificial, estima a idade dos consumidores e elimina a verificação nos casos mais claros – deixando a verificação tradicional somente caso existam dúvidas.
O sistema, chamado Vynamic Smart Vision Age Verification, foi desenvolvido pela americana Diebold Nixdorf e apresentado na NRF Big Show no mês de janeiro, em Nova York. A tecnologia também usa visão computacional para verificar se os consumidores escanearam todos os itens de suas compras e evitar fraudes.
Segundo a Diebold, a verificação de idade é feita em 22% das compras no varejo e, na primeira semana de uso da ferramenta, a Edeka validou automaticamente 80% das transações. “A adoção de um processo simples e rápido de compras pelos consumidores é essencial para melhorar a experiência de compra e a satisfação dos colaboradores. É isso que faz com que nossa loja no aeroporto de Stuttgart seja atraente a clientes de negócios”, diz Florian Jaeger, coproprietário da loja, que é franqueada Edeka. “O apoio da IA fez a loja diminuir drasticamente as intervenções dos colaboradores na verificação de idade”, completa.