Por Redação SuperHiper
Nesta sexta-feira (13), foi inaugurado o primeiro Minuto Pão de Açúcar, em Vinhedo, interior de São Paulo, na Rodovia Edenor João Tasca. Com 240 metros quadrados de área, a loja gerou 12 empregos diretos na região. A marca Minuto segue em forte expansão. No mesmo dia, foi inaugurada uma unidade na capital paulista, na Avenida Cerro Corá, e no dia 16 de junho está prevista a abertura de um estabelecimento no litoral paulista, no Guarujá, na Praia de Pernambuco, na Avenida Pernambuco, 440.
“As nossas lojas do Minuto Pão de Açúcar atendem às diferentes jornadas de compra com praticidade e rapidez. É por acreditar na adesão dos clientes de Vinhedo que estamos abrindo a primeira unidade na cidade. Acreditamos que esse modelo de loja tem muito potencial na região e estamos bastante otimistas com essa inauguração”, explica o diretor de Operações de Proximidade do GPA, Emerson Colinas.
A bandeira do formato premium do Grupo Pão de Açúcar (GPA) tem como objetivo ser uma extensão da despensa de seus clientes e se diferencia pela experiência de compra premium, que adequa o sortimento de cada loja aos bairros onde as unidades estão localizadas.
A proposta do Minuto Pão de Açúcar é oferecer desde itens básicos de reposição até uma linha de produtos gourmet, com destaque nas categorias de vinhos, queijos, orgânicos e saudáveis, pães e itens importados. O ambiente de lojas e layout, inspirados em modelos europeus, é moderno e sofisticado, entregando ao cliente uma experiência de compra agradável, conveniente e prática. No momento, o Minuto tem como foco ser o melhor vizinho do bairro com mais frescor, sortimento, e rapidez na hora de passar no caixa, além do melhor atendimento.
No último balanço de resultados divulgado pelo GPA, referente ao primeiro trimestre de deste ano, a companhia informou que o foco da sua expansão de lojas é o formato de proximidade premium, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar. Segundo o documento, a bandeira já possui formato maduro, escalável e com maior potencial de capilaridade, prevendo o adensamento e verticalização da cidade e Região Metropolitana de São Paulo.
As lojas, direcionadas ao público mais afluente, estão localizadas em pontos de alta qualidade e apresentam rápida maturação, com uma média de sete meses, além de alta performance. As safras, a partir de 2022, superaram as margens das unidades inauguradas anteriormente e apresentam uma rentabilidade média superior à rentabilidade consolidada da Companhia.
No primeiro trimestre de 2025, a margem EBITDA de contribuição – antes do rateio dos custos corporativos – do formato de proximidade avançou 1,1 p.p., refletindo o sucesso do modelo.
De janeiro a março deste ano, o GPA tinha inaugurado 11 lojas, sendo: 9 Minuto Pão de Açúcar, 1 Mini Extra e 1 supermercado da bandeira Pão de Açúcar.