O Minuto Pão de Açúcar encerrou o primeiro trimestre deste ano com 213 lojas. De janeiro a março, foram abertas nove unidades da bandeira de proximidade premium do Grupo Pão de Açúcar (GPA) na capital paulista (bairros de Santa Cecília, Nova Conceição, Pinheiros, Paraíso e Vila Buarque) e no fora de São Paulo (em Osasco, em São Caetano do Sul, em Sorocaba e em Valinhos).
E a expansão, continua. Levantamento feito por SuperHiper, com base nas redes sociais da companhia, mostra que a partir de abril foram inaugurados, pelo menos, cinco estabelecimentos do Minuto. Uma loja no interior paulista, em Vinhedo (João Tasca); e outra no litoral, no Guarujá (General Rondon). Na cidade de São Paulo, abriram as portas três unidades, localizadas na Vila Prudente (Cavour), no Paraíso (Desembargador Guilherme) e na Vila Romana (Cerro Corá).
Segundo o GPA, o foco da expansão de lojas é o formato de proximidade premium, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar, uma vez que a bandeira já possui formato maduro, escalável e com maior potencial de capilaridade, prevendo o adensamento e a verticalização da cidade e da Região Metropolitana de São Paulo.
As lojas, direcionadas ao público mais afluente, estão localizadas em pontos de alta qualidade e apresentam rápida maturação, com uma média de sete meses, além de alta performance. As safras a partir de 2022 superaram as margens das unidades inauguradas anteriormente e apresentam uma rentabilidade média superior à consolidada pela companhia. No primeiro trimestre de 2025, a margem EBITDA de contribuição – antes do rateio dos custos corporativos – do formato de proximidade avançou 1,1 p.p., refletindo o sucesso do modelo.
Ainda de acordo com o GPA, o formato de proximidade, com as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra, avançou na consolidação de sua liderança no Estado de São Paulo, atingindo 63% de market share, um ganho de 2,4 p.p. em relação ao ano anterior, considerando lojas com até 400 metros quadrados, segundo dados da Nielsen.
Reinaugurações do Pão
A bandeira Pão de Açúcar também anunciou nesta semana em suas redes sociais que está reinaugurando duas unidades na capital paulista: a Apinajés, no Sumaré, e a Jardim Paulista, no bairro homônimo. Esse último estabelecimento passou, literalmente, por um “banho de loja” e integra o chamado “circuito premium” da bandeira Pão.
Trata-se de um novo conceito de loja que busca oferecer uma experiência de compra mais sofisticada e personalizada, com foco em produtos de alto valor agregado e serviços diferenciados. O projeto está sendo implementado em 12 lojas, sendo 10 na cidade de São Paulo, 1 em Campinas (SP) e 1 no Rio de Janeiro, com o objetivo de atrair um público mais exigente e fortalecer a marca como líder no segmento premium.
Entre as novidades da loja Jardim Paulista estão: mais produtos nacionais e importados; times de especialistas em vinhos, queijos e perecíveis; e adega climatizada.