Home SeçõesEventos Miguel Falabella fala sobre liderança no APAS SHOW 2025

Miguel Falabella fala sobre liderança no APAS SHOW 2025

No ciclo que abordou Responsabilidade Social e Sustentabilidade, palestrantes falaram sobre novas tecnologias sustentáveis

De Redação SuperHiper
0 Comentário

O ator e roteirista Miguel Falabella encerrou o ciclo de palestras no primeiro dia do Congresso “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, do Festival Apas Show, realizando na última terça-feira, 13, falando sobre a importância da liderança e protagonismo, sem perder valores.

Em quase uma hora de evento, Falabella listou dez itens que ele julga ser essencial para conquistar sucesso e felicidade no trabalho, algo que, segundo ele, teve a ideia de pontuar depois de 40 anos de carreira e uma ruptura inesperada em seu trabalho.

Ele lembrou que após sua demissão da Rede Globo, que se encontrou em uma situação inusitada: a necessidade de se reinventar profissionalmente aos 62 anos. “Após o susto inicial que aquela nova situação causou, tive que me reinventar e comecei a pensar nessa lista. Acredito que, de certa maneira, minha experiência de vida possa auxiliar outros a encontrarem a felicidade no trabalho”, afirmou.

Nessa reinvenção de vida, o ator recordou que o primeiro passo foi encontrar um novo adjetivo para sua vida. “Se antes o trabalho me definia, hoje o que me define é felicidade. Acabei me dando conta que muitas pessoas pensam assim, principalmente, a atual geração”, diz.

Entre os dez itens listados por Fabella estão: poesia, comunicabilidade, disciplina, praticidade, adaptabilidade, agendamento, persistência, originalidade, entre outros. “Essas são ferramentas que acredito serem necessárias para ter sucesso e encontrar o sucesso no trabalho. Foi com isso que me realizei profissionalmente”, salientou.

Agenda climática no foco da APAS

No início da tarde desta terça-feira (13), o painel Responsabilidade Social e Sustentabilidade trouxe ao foco novas tecnologias sustentáveis para o setor de supermercados e fez uma prestação de contas da ajuda enviada às vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul há um ano.

Antônio Cesa Longo, presidente da AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) agradeceu a doação feita pela APAS no evento de 2024 e afirmou que o montante ainda surte efeitos. “Essa ajuda permitiu que entregássemos 200 casas, 20 mil marmitas, mais de 6 mil cobertores, mais um milhão e meio de vale compras, entre outras ações. Devemos entregar mais imóveis em breve”, adiantou.

As enchentes que atingiram o estado gaúcho no ano passado estão diretamente ligadas ao aquecimento global que também impactam no preço final dos alimentos. “O consumidor consegue perceber esse fenômeno e sabe que seca, calor extremo e tempestades impactam nos produtos e nos valores que eles vão pagar nos alimentos”, salientou Lucio Vicente, do Instituto Akatu.

Ele destaca que o comportamento do consumidor mudou nos últimos anos e eles querem estar relacionados a empresas e marcas que investem em sustentabilidade. “O setor de supermercados pode contribuir com isso, seja no impacto social na comunidade ou em práticas sustentáveis”, afirmou.

Uma dessas maneiras é diminuir o consumo de energia e emissão de gases que afetem o efeito estufa. Segundo Frank Amorin, especialistas da Secretaria do Clima e do Ministério do Meio Ambiente, hoje o Brasil possui tecnologia para que essa diminuição ocorra.

Ele explica que essas emissões ocorrem por meio dos sistemas de refrigeração de alimentos e dos aparelhos de ar-condicionado das lojas. “Com a troca por novas tecnologias, os efeitos negativos na camada de ozônio, são reduzidos drasticamente”, disse.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada