Por Renato Müller
Redes sociais como Tik Tok e Instagram são um canal importante de vendas para muitas categorias de varejo. Possivelmente, os supermercados em breve terão algo a dizer a respeito do assunto. De acordo com o relatório “The Power of Produce 2025”, do FMI – The Food Industry Association, 94% dos consumidores usam plataformas de mídia social com frequência e 36% descobrem novos itens de hortifruti dessa maneira. Além disso, segundo a empresa de pesquisas Numerator, 44% dos consumidores da Geração Z já fizeram alguma compra em mídias sociais.
As plataformas online podem ser, assim, uma oportunidade especialmente para categorias com as quais os consumidores mais jovens se identificam, como produtos orgânicos e sabores extravagantes. “Os supermercados têm uma oportunidade enorme de engajamento com esse público, desde que consigam fazer uma integração sem atritos do digital com o ambiente de loja”, comenta Rick Stein, VP de alimentos frescos do FMI.
A grande questão, para as marcas, é conseguir decodificar os hábitos dos consumidores e participar de suas conversas. Segundo a Numerator, 27% do público da Geração Z diz que as marcas não se conectam de uma forma genuína e 23% têm mais probabilidade que o consumidor médio a buscar um concorrente simplesmente por se cansarem da marca que atualmente usam.
 
			         
			         
														 
	 
															 
								