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Mercado pet alimenta oportunidades para varejo

Mais de 7,8 milhões de lares passaram a comprar alguma ração para cão ou gato nos últimos quatro anos

De Redação SuperHiper
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O segmento pet alimenta oportunidades de ganhos cada vez mais expressivas para o varejo como um todo, bem como para o alimentar, ainda que ele abocanhe apenas 7,2% do faturamento total desse mercado que, em 2024, deve alcançar R$ 76,3 bilhões. Os dados são das entidades Abinpet/ Instituto Pet Brasil e foram divulgados em reportagem da edição de agosto de SuperHiper.

Para ter uma ideia do potencial que os produtos para animais de estimação representam, atualmente há 160,9 milhões de pets no Brasil. De acordo o Instituto Pet Brasil, as principais espécies criadas no País, que entram nas estatísticas do setor são, na ordem de quantidade de animais: cães (62,2 milhões), aves ornamentais (42,8 milhões), gatos (30,8 milhões), peixes ornamentais (22,3 milhões) e répteis/ pequenos mamíferos (2,8 milhões). Com base nessas informações, estatisticamente, em cada residência brasileira vive, em média 1,6 pet. Ou seja, mais de um animal de estimação para cada lar.

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Nessa direção, o mercado de alimentos para pets cresceu 12 pontos percentuais em penetração nos últimos quatro anos. Isso significa que mais de 7,8 milhões de lares passaram a comprar alguma ração para cão ou gato, totalizando 62% das famílias brasileiras colocando a categoria em seus carrinhos de compra. O perfil que mais ganhou espaço neste período foram domicílios sem crianças e com até quatro pessoas.

A categoria de pet food apresentou crescimento de 14,2% em valor entre junho de 2023 e o mesmo mês deste ano. A ascensão foi pautada pelo aumento de preços – alta de 15,4%, absorvida pelos consumidores. O volume, por sua vez, se sustentou pela penetração (+10,4%), principalmente nas classes D e E (+13,2%). Isso sem contar as compras maiores das classes A e B (+3,0%).

Em relação aos estabelecimentos que vendem alimentação, o canal especializado (pet shop + casa agrícola) apresentou desaceleração (-3,7% de contribuição em volume). Aqui, contudo, as casas agrícolas, com mais de 10% de importância entre os canais, são as que mais contribuem para essa queda. Os e-commerces (+0,8%), por sua vez, já colaboram mais para as vendas do que os canais tradicionais (+0,7%). Nesse contexto, aplicativos são destaque quanto à relevância, passando de 31,7% de contribuição para 38,8%. Ainda assim, o WhatsApp continua como “queridinho” dos brasileiros, abocanhando 44,8% das solicitações.

Quando o assunto é alimentação, a preferência varia conforme o pet que se tem em casa. Para cães, o mix de industrializada e caseira desponta, passando de 45% em junho de 2023 para 47,9% no mesmo período deste ano. Já para gatos, a comida industrializada é destaque, indo de 61% para 62,1%. Os dados são da divisão Worldpanel da Kantar.

Entre os fornecedores do varejo alimentar para o segmento pet food, a Canister apresenta uma linha premium para cães e gatos e com apelo gourmet. Os itens são ricos em proteínas, fibras e nutrientes, bem como em sabor. Para cães adultos, Canister oferece sabores como parrilla, bife com vegetais, quibe, almôndega galeto, e para filhotes há a opção carne com leite e cereais. Para gatos, os sabores carne com batata, peixe com vegetais e frango com espinafre garantem uma experiência especial, criando uma conexão de afeto e proximidade entre tutor e pet.

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