O Mercado Livre segue consolidando sua categoria de supermercados e expandindo a oferta de produtos disponíveis na plataforma. Em 2024, a empresa registrou um aumento de 77% nas vendas desta vertical em comparação com o ano anterior, o que reflete uma mudança no hábito de compra do consumidor que vem avançando com a transformação digital.
“O supermercado é uma das categorias que mais crescem no e-commerce brasileiro, com um aumento significativo de 14,4% no último ano, segundo a Emarketer. O Mercado Livre tem acompanhado esse movimento de forma acelerada, investindo na ampliação de sortimento, logística eficiente e parcerias estratégicas para consolidar a plataforma como o destino preferido dos consumidores para compras do dia a dia. Como resultado, nos últimos seis meses, nosso sortimento cresceu 74% (H2 2024 vs. H2 2023), garantindo ainda mais variedade para os nossos clientes”, afirma a diretora de marketplace do Mercado Livre, Anna Araripe.
Alavanca de crescimento e regionalização da categoria
O patrocínio ao BBB 25 reforçou o posicionamento da plataforma como destino de compra de supermercados e trouxe impactos positivos diretos na categoria. No dia 17 de janeiro de 2025, data da estreia da vertical no programa, a marca registrou um aumento de 82% em GMV, em comparação com o mesmo dia do ano passado. Os itens mais vendidos nesse período foram óleo de soja, azeite de oliva e café torrado, refletindo o comportamento do consumidor brasileiro.
Além disso, os usuários impactados pelo BBB 25 apresentaram um ticket médio 14% maior, com um aumento de 30% no número de itens no carrinho, evidenciando a relevância da estratégia de engajamento com o programa. Outro pilar fundamental da estratégia do Mercado Livre é a regionalização, garantindo que a categoria de supermercados atenda às diferentes necessidades de consumo por todo o Brasil. O reality tem sido um vetor importante para essa expansão, conectando a marca com públicos do Nordeste e Sul do país. Atualmente, os estados que mais acessam a plataforma via BBB são São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.
“O comportamento de compra varia entre as regiões, e nossa estratégia de sortimento acompanha essas diferenças culturais. Enquanto o Sul tem maior demanda por azeites e produtos coloniais, o Nordeste tem consumo forte de farinha, tapioca e outros itens típicos da região. A participação no BBB 25 é estratégica para reforçar a mensagem de que o cliente pode fazer supermercado onde já compra de tudo”, explica Araripe.
Diferenciais da experiência no Mercado Livre
Atualmente, 80% dos produtos de CPG (Consumer Packaged Goods) são entregues em até 48 horas, com cobertura em 95% do território nacional. Outra inovação recente foi o lançamento do botão de recompra, permitindo que os consumidores comprem facilmente produtos recorrentes, simplificando o processo de recompra. “Nosso foco é garantir que o consumidor possa reabastecer sua despensa de maneira simples e rápida e, consequentemente, aumentar a frequência de compras na plataforma”, destaca Araripe.
Além disso, a recorrência de compras tem se fortalecido na plataforma: pessoas que compram itens de CPG voltam para adquirir produtos de outras categorias, como suplementos, eletrodomésticos e casa e decoração, demonstrando o potencial da vertical em impulsionar o engajamento dentro do ecossistema do Mercado Livre.
Oportunidade para marcas e anunciantes
O crescimento acelerado da categoria tem tornado o Mercado Livre um dos principais canais de vendas para marcas do segmento de CPG. Hoje, são 18 milhões de buscas mensais por produtos de supermercado na plataforma, sendo que 1 a cada 4 compradores é novo na categoria.
Marcas como Pão de Açúcar, Carrefour, Omo, Bauducco, Ypê, Concha Y Toro e Lindt já fazem parte do ecossistema da plataforma. Além disso, 94% dos consumidores são impactados por anúncios online antes da compra, reforçando o potencial do Mercado Livre como um canal estratégico para marcas e anunciantes.