Por Renato Müller
Em abril, a cidade de Cincinnati, no estado americano de Ohio, recebeu uma loja da Lierer’s Market com um conceito radical: gerar lixo zero (ou quase). Em dois meses, o ponto de venda gerou apenas 5 galões (19 litros) de resíduos – o que provavelmente é um recorde mundial.
A varejista se tornou uma referência em sustentabilidade por causa de seu modelo de negócios. A loja na zona norte de Cincinnati estimula que os clientes tragam suas próprias embalagens para fazer o refil de produtos como sabão em pó, sabão de lavar louça, sabonetes, xampus, condicionadores, açúcar, farinha, pimenta, óleos e azeites.
A abordagem da empresa é permitir que os clientes deem pequenos passos rumo a um consumo mais sustentável. “Não é preciso buscar a perfeição, mas todo passo ajuda. É melhor que muitas pessoas tenham uma vida um pouco mais sustentável do que somente uns poucos acertem 100%”, diz Alex Heppner, coproprietário da loja. “Se um consumidor pode trazer embalagens para refil de sabão ou para comprar grãos, já faz diferença na redução do uso de plástico”, acrescenta.
Somente a venda a granel, porém, não é suficiente para quase eliminar o lixo gerado pela loja. Por isso, a colaboração com ONGs para compostagem de lixo orgânico e para reciclagem de plástico e papel tem um grande papel. Outro ponto importante é vender apenas produtos de fornecedores que estão alinhados com a missão da loja – e que apresentam embalagens mais simples e produtos mais sustentáveis.
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