<< Voltar pra Home

Negócios



Mateus diz como manter margens neste ano

13 de março de 2022
 - 
22:43
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Mateus diz como manter margens neste ano”

Confira a saída encontrada por um dos grupos que mais cresce no país diante o quadro econômico atual  

Com a abertura de 12 novas lojas entre janeiro e fevereiro e outras cinco em construção como em Maceió, Aracaju, Sousa e Guarabira, o Grupo Mateus, que atua no varejo alimentar e de eletrodomésticos, busca a ampliação da rede e a redução de estoques para manter suas margens neste ano, mesmo diante do cenário de inflação.

“Vamos tomar um pouco de dívida e reduzir estoques para equilibrar o fluxo de caixa”, disse Ilson Mateus Rodrigues, presidente do Grupo Mateus, durante a apresentação dos resultados do quatro trimestre de 2021.

A empresa encerrou 2021 com uma dívida líquida de R$ 162 milhões, ante um caixa líquido de R$ 1,5 bilhão em 2020.

No ano passado, o grupo investiu R$ 1,24 bilhão em novas lojas, obras, terrenos, infraestrutura e manutenção. Deste total, R$ 292 milhões foram dedicados a obras que estão em andamento, R$ 292 milhões a lojas já inauguradas e R$ 289 milhões a reforma e manutenção de unidades em operação.

No período encerrado em dezembro, as vendas do atacarejo somaram R$ 2,5 bilhões, alta de 20% em um ano. Já as vendas em mesmas lojas avançaram 0,1% no período.

“Apostamos muito na bandeira de atacarejo que foi importante para equilibrarmos nossas margens”, disse Rodrigues.

Já as vendas no varejo somaram R$ 1,5 bilhão no quarto trimestre, alta de 24% em um ano. Por sua vez, em mesmas lojas houve alta de 1,5%.

As 44 novas lojas abertas pelo grupo em 2021 geraram 14% da receita. Já na rede Eletro Mateus, de venda de eletrodomésticos e eletrônicos, uma loja foi fechada no ano passado.

A rede Eletro Mateus gerou R$ 292 milhões em vendas entre outubro e dezembro, alta de 9% em um ano. Em mesmas lojas, houve queda de 13,5% no período.

Além da inauguração de 12 novas lojas em oito novas cidades, nos primeiros dois meses do ano, estão em construção novas lojas em Maceió, Aracaju, Sousa e Guarabira (PB).

Os resultados do quarto trimestre da varejista foram mais fracos que o esperado por pressão na margem bruta, com a empresa não repassando ao preço final toda a alta da inflação, disse o Credit Suisse. O banco suíço destaca que a varejista fez isso por opção para manter volumes e tráfego em suas lojas. Os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Sanday do banco XP escreveram que os resultados da companhia são sólidos e que o plano de expansão da rede de lojas permitiu o avanço da receita.

Fonte: Daniela Braun, Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Atacadão Dia a Dia inaugura sua 4ª loja em Goiânia no dia 1º de Maio

Elevando o total de lojas para 27 no país e 11 no estado de Goiás, rede continua sua expansão com…
Image

COOP colabora com arrecadação de alimentos em Sorocaba, Ribeirão Pires e Santo André

Apenas em Sorocaba e Ribeirão Pires, a ação resultou num total de uma tonelada de alimentos doados para entidades que…
Image

ABRAS divulga nota sobre Reforma Tributária

Asssociação entende que a lista de produtos apresentada para compor a Cesta Básica Nacional de Alimentos isenta de tributos precisa…
Image

OXXO projeta crescimento de sua atuação no Brasil

“Se formos bem, podemos nos tornar tão grande quanto OXXO México, se não maior”, disse Fernández Garza, diretor da FEMSA,…