Início » Seção » Mart Minas celebra 24 anos investindo em projetos sociais

Mart Minas celebra 24 anos investindo em projetos sociais

Entre as ações de destaque realizadas em 2025, está a doação de R$ 1 milhão para a ONG Novo Céu

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Líder no segmento de atacado e varejo em Minas Gerais, o Mart Minas celebra seus 24 anos de atuação, reforçando seu compromisso com preços competitivos e alinhados com sua missão de aumentar o poder de compra dos consumidores. Em plena expansão, a rede se consolida cada vez mais não apenas pelo tamanho e relevância no mercado, mas também pela forte conexão com seus clientes e pelo cuidado em transformar vidas por meio de iniciativas que promovem o bem-estar coletivo, incentivando o desenvolvimento social das regiões onde o Mart Minas tem unidades.

Entre as ações de destaque realizadas neste ano, está a doação de R$1.000.000,00 (um milhão de reais) para a ONG Novo Céu, referência no acolhimento e tratamento de pessoas com paralisia cerebral em Contagem, Minas Gerais. A parceria com a instituição começou 20 anos atrás, por iniciativa pessoal de um dos sócios da rede e hoje virou uma pauta corporativa. A ONG também faz parte do Projeto Troco Solidário, recebendo trocos da loja do bairro São Joaquim, em Contagem, e ainda recebe recursos via lei de incentivo, além de doações provenientes do grupo. Complementando, um grande evento beneficente é promovido pelo Mart Minas em prol da instituição.

Mas o engajamento social da empresa se estende a diferentes áreas, com iniciativas que impactam positivamente comunidades em todo o estado. Um exemplo disso é a participação ativa em eventos que unem esporte, saúde e cidadania. Na última edição da Corrida Mart Minas (31-08), por exemplo, algumas instituições e clubes apoiados pela rede marcaram presença no Espaço Social como AMR, Hospital da Baleia, Novo Céu, Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, Olympico e Mackenzie.

Outro iniciativa de impacto e grande sucesso é o evento de adoção de animais que acontece trimestralmente nas unidades do Mart Minas, ação que já resultou em 1.197 vidinhas adotadas somente em 2025.Ajudando no controle populacional dos pets abandonados, o projeto promove a conscientização sobre a adoção responsável e a importância da castração.

Entre os programas contínuos, o Troco Solidário merece destaque. Presente em todas as unidades da rede, o projeto convida os clientes a realizarem pequenas doações no ato da compra, registradas na nota fiscal e repassadas mensalmente às instituições beneficiadas, com total transparência. A seleção das instituições e projetos apoiados é feita de forma colaborativa por meio de votação junto à população local e os valores repassados são divulgados nas lojas, no site e nas redes sociais da rede. Essa iniciativa aproxima o consumidor da causa social e fortalece a cultura de solidariedade. Somente em 2024, 65 instituições receberam o Troco Solidário do Mart Minas totalizando R$3.273.865,15 repassados, impactando diretamente 923.296 pessoas.

Além disso, o Mart Minas também direciona recursos por meio de patrocínios com verba própria e projetos de leis de incentivo federal e estadual, como a Lei Rouanet, o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), o Fundo do Idoso, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e a Lei de Incentivo ao Esporte. Dessa forma, apoia instituições que atuam em áreas estratégicas como saúde, cultura, esporte, infância e assistência ao idoso.

A rede ainda marca presença em iniciativas culturais e esportivas, como o evento Confeitar, que atrai empreendedoras de todo o Estado, patrocínios para times mineiros e para os clubes Olympico e o Mackenzie, reforçando seu papel como agente de desenvolvimento social.

Já o Mesa Brasil, projeto em parceria com o SESC que conecta empresas a instituições sociais, com o propósito de combater a fome e o desperdício de alimentos, também recebe recursos da rede. Somente em 2024, foram direcionados 395.042,96 kg de produtos em perfeitas condições de consumo, mas que não poderiam ser comercializados nas lojas, garantindo que chegassem a quem mais precisa.

“Para o Mart Minas, atuar no mercado mineiro vai muito além do negócio: a responsabilidade social é parte essencial do propósito da empresa. Acreditamos nos mineiros e, investindo em projetos e apoiando instituições que fazem a diferença, afirmamos nossa crença de que ações sociais são o caminho para construir um futuro melhor, fortalecer comunidades e transformar vidas”, conclui Filipe Martins.

Leia Também