Home SeçõesGente Mars busca equidade de gênero em todas as lideranças

Mars busca equidade de gênero em todas as lideranças

De Administrador SH
0 Comente

Programas corporativos potencializam oportunidades para mulheres em todos os níveis da companhia no Brasil e no mundo

Na última semana quando se comemorou o Dia Internacional da Igualdade Feminina, a Mars reforçou seu compromisso e objetivo global de criar um ambiente inclusivo que viabilize o crescimento profissional e a valorização das mulheres, que inclusive, já vêm desempenhando papel fundamental na empresa, uma vez que a companhia compreende que o sucesso delas é elemento chave para um futuro compartilhado.

Os compromissos da empresa em relação à igualdade de gênero nos locais de trabalho, comunidades, fornecedores e no mercado, tem levado a empresa para estabelecer a meta global de posições de liderança 100% equilibradas em termos de gênero em todas as suas 80 operações no mundo. No Brasil, a liderança feminina da Mars já alcançou a marca de 30% em posições gerenciais e 40% em posições operacionais.

“O nosso objetivo em todas as unidades de negócio, é alcançar 100% de equilíbrio de gênero entre as equipes de liderança globalmente”, conta Marcele Gianmarino, gerente de diversidade e inclusão da Mars Brasil. Recém chegada na empresa, Marcele assume a posição com o desafio de acelerar ainda mais a agenda de Diversidade e Inclusão na Mars, tendo a liderança feminina como um dos seus principais pilares: “nos últimos anos, fizemos um importante progresso na representação de gênero, aumentando a proporção de mulheres em cargos de liderança sênior em mais de um terço”, completa.

As práticas da Mars são pioneiras no país desde 2014 e contemplam a licença maternidade estendida para as mulheres, uma vez que se compreende a importância e impactos emocionais da chegada de uma criança na vida de uma família. Essa licença pode, inclusive, ser estendida voluntariamente por mais 6 meses de forma não remunerada. Da mesma forma, a empresa também oferece todo o apoio para o retorno das mães ao trabalho, por exemplo, com uma sala de amamentação no escritório.

“O primeiro passo é ouvir as mulheres para entender como podemos fortalecer as mensagens de diversidade feminina dentro da companhia e, por fim, fortalecer o suporte àquelas que estão retornando de licença maternidade. Além disso, a recente criação do grupo de afinidade de gênero irá propiciar um local seguro onde as mulheres possam trazer suas experiências e serem acolhidas, e consequentemente alcançar nossos objetivos de prover representação igualitária e equilibrada para mulheres do mundo todo”, comenta Marcele.

O processo seletivo da Mars também trabalha com intencionalidade no recrutamento de candidatos para a ampliação do quadro de mulheres em todos os níveis e áreas funcionais, principalmente em média e alta gestão.

Enquanto compromisso global, a Mars também incluiu uma estratégia específica na cadeia produtiva, chamada Cacau Para Gerações, a empresa se uniu a agência de ajuda humanitária CARE e investiu US$ 10 milhões para empoderar 50.000 mulheres em comunidades produtoras de cacau ao redor do mundo nos próximos cinco anos. O objetivo é capacitar as mulheres dessas localidades por meio de microfinanciamentos para aumentar a alfabetização financeira, a poupança das famílias e as atividades geradoras de renda das mulheres.

A Mars contribui para uma mudança sistêmica e permanente, e acredita que é preciso dar voz e amplitude às mulheres para alcançar a igualdade de gênero nas empresas e na sociedade como um todo. Em fevereiro, a empresa lançou a campanha de empoderamento #HereToBeHeard. A iniciativa convida mulheres do mundo todo a responderem à pergunta “o que precisa mudar para que mais mulheres possam alcançar seu máximo potencial?”, ajudando a empresa a moldar uma sociedade mais inclusiva. A campanha é global e foi disponibilizada em português para garantir a participação das mulheres brasileiras. Agora está em fase de análise de resultados para divulgação no início de outubro.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.