Pesquisa afirma de 80% dos consumidores online optam por marketplaces, enquanto 90% se baseiam nas avaliações antes de formalizar a compra
Os marketplaces se mostram uma excelente ferramenta de compras online pois, ao oferecer uma ampla gama de lojas e vendedores, otimiza o tempo e economiza o dinheiro dos consumidores.
Mas, será que o mercado está preparado para atender esses consumidores com a mesma eficiência? Especialistas apontam que a empresa que estiver atenta a esses detalhes será mais relevante na jornada de compra do consumidor omnichannel e terá mais oportunidades de relacionamento e vendas. Isso acontece porque 85% dos consumidores utilizam os marketplaces como principal plataforma de compras online, e cerca de 80% dos consumidores afirmam utilizar outros marketplaces antes de comprar. O principal motivo para a compra em marketplaces é “encontrar preços mais baixos”, citado por 73% dos shoppers, seguido por “é mais fácil/ prático/ conveniente” (60%), e “ter uma escolha mais ampla” (55%).
Disputa global e elementos digitais
E a competição pelo cliente nos marketplaces não se limita ao Brasil – é uma disputa global, com fortes concorrentes ao redor do mundo. “A possibilidade de encontrar preços mais baixos é o principal driver de consumo, tanto para compras em plataformas dentro do Brasil, quanto em compras crossborder, que são vistas com naturalidade pelos clientes”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Os meios de pagamento também ganham relevância nesse cenário. . Embora o cartão de crédito parcelado seja o meio preferencial de compra em marketplaces, vale destacar que 20% dos consumidores já pagaram via Pix nas plataformas.
Quando o assunto é metaverso, 53% dos entrevistados acreditam que será utilizado no e-commerce “no futuro”, enquanto 13% afirmam que não usariam.
O estudo realizado pela SBVC e Toluna entrevistou 1.000 consumidores em todo o país.