A América Latina é uma região que demonstra uma grande preocupação com sua alimentação de forma a manter uma vida saudável. Nesse cenário, as marcas podem virar peças essenciais, uma vez que 50% dos latino-americanos acreditam que elas desempenham um papel importante na garantia de uma vida mais saudável.
Segundo o estudo Decoding Wellness –#BodyMindPlanet Latam Edition 2024, 87% das pessoas dizem seguir uma dieta balanceada. Porém, para manter um estilo de vida saudável, os latino-americanos enfrentam alguns desafios: 52% sentem que estão sendo impedidos de fazer as escolhas certas por causa dos altos preços, pela variedade limitada (37%), a falta de confiança (32%), a dificuldade de encontrar produtos nas lojas (25%) e o entendimento se o produto é saudável (20%).
Portanto, entender essas necessidades dos consumidores dentro desse mercado é uma forma das marcas de inovar, ocupar espaços em branco ou mesmo conquistar clientes da concorrência.
Confira, a seguir, tendências no mercado de alimentação saudável para a América Latina:
- Ingestão de alimentos para ajudar no equilíbrio hormonal;
- Uso de tecnologia e ciência para gerenciar a própria nutrição. Ou seja, o uso de equipamentos por consumidores que permitam realizar testes controlados de processamento de gordura e açúcar em casa e até enviem amostras;
- Saudabilidade aliada à sustentabilidade: a agricultura regenerativa, cujo foco está na melhoria da saúde do solo degradada ao longo do tempo por métodos de produção intensivos, é um tópico cada vez mais importante;
- Uso de dados/ big data para identificar tendências e oportunidade, moldando produtos significativos e voltados para o futuro que atendam às necessidades emergentes dos consumidores.
As informações têm como base estudos e análise feita pela Kantar.
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