Por Renato Müller
Os formatos de varejo alimentar focados em valor (discounters e redes de sortimento limitado) continuam ganhando espaço no mercado europeu, mesmo com a desaceleração da inflação. Práticas como a substituição de marcas líderes por marcas próprias e a busca por ofertas e promoções continuam no cardápio dos consumidores. Mas isso não significa que os descontos são o único caminho para o sucesso – como as próprias redes focadas em valor têm demonstrado.
De acordo com a edição mais recente do Consumer Pulse, relatório publicado pela dunnhumby, a rede alemã Lidl vem se posicionando como a grande vencedora na corrida pelos consumidores europeus. Em 8 países da região, a varejista foi considerada pelos clientes como a empresa com a melhor relação custo/benefício. “Tradicionalmente, a proposta da Lidl era ligada a preço baixo, mas nos últimos 5 anos a empresa tem se renovado e ido além, ampliando seu sortimento e trazendo mais produtos de qualidade, o que leva a canalizar mais cestas de compras e aumentar seu wallet share”, comenta Siro Descrovi, director de estratégia de consumidor da dunnhumby na Europa.
Mesmo em mercados onde a empresa não lidera na percepção de valor, ela se posiciona bem. Na Espanha, por exemplo, a Mercadona é vista como a de melhor relação custo/benefício, seguida pela Lidl e pelo Carrefour. A marca própria da Lidl, porém, tem liderado o mercado espanhol quanto à capacidade de fidelizar os clientes – seguida por Mercadona e Alcampo.
Ao mesmo tempo, o avanço das redes focadas em valor tem aberto espaço para o crescimento de redes especializadas em nichos. É o caso de Druni, Naturalia, Action e Acqua & Sapone, empresas dedicadas a categorias como saúde e bem-estar, produtos naturais, cosméticos e itens para pets: elas vêm crescendo acima da media do varejo a partir de uma proposta claramente identificável que atende missões de compra específicas.
No mercado espanhol, esses formatos especializados têm uma participação de mercado de 17% e, desde o segundo semestre de 2023, crescem quase 8 vezes mais rápido que a media dos supermercados, hipermercados, discounters e lojas de conveniência. A ameaça aos supermercados vem do fato de que essas empresas têm incorporado outras categorias, como chás e alimentação seca, para aumentar o fluxo de clientes e o tíquete médio.