Um dos destaques é a operação de e-commerce da companhia, que saltou 53% no ano passado
O GPA reportou lucro líquido aos controladores de R$ 777 milhões no quarto trimestre de 2021. Se considerado o reportado no mesmo trimestre de 2020, descontando os créditos tributários, houve alta de 107,7%. O Ebitda ajustado, por sua vez, foi de R$ 1,186 bilhões, queda de 9,8%, também comparando com resultado de um ano antes, sem os créditos tributários.
A receita liquida de vendas consolidada do grupo somou R$ 14,9 bilhões no 4T21, aumento de 6,7% sobre o mesmo período do ano anterior (excluindo créditos tributários do 4T20). No acumulado 2021, a receita líquida foi de R$ 51,3 bilhões.
O chamado Novo GPA Brasil (operações excluindo hipermercados e drogarias) apresentou um resultado positivo apesar do cenário macroeconômico desafiador, com crescimento de 2,3% sobre o 4T20 em suas vendas mesmas lojas refletindo o crescimento da bandeira Pão de Açúcar e os formatos de Proximidade com ganho importante de market share. No 4T21 a penetração de vendas online total foi de 8,4% e a venda do ecommerce totalizou R$ 480 milhões, crescimento de 46,2% vs 4T20.
Unidades de negócios
Durante o 4T21, das 181 lojas da bandeira, distribuídas em 13 estados do país, O GPA fez ajustes de layout em 50 lojas, além da reforma completa de 4 lojas para o conceito G7. Além disso, inaugurou uma nova loja do Pão de Açúcar em Limeira, interior do estado de São Paulo – a primeira loja a fazer parte do plano de expansão de 100 novas lojas nos próximos 3 anos. A loja possui 1.230m² de área de venda e já foi inaugurada no conceito G7 para melhor experiência de compra do consumidor, focando no fluxo de compras mais fluido com destaque para produtos frescos. A loja conta com 5 self-checkouts e o espaço de Clique & Retire, onde o cliente consegue retirar suas compras feitas pelo site ou app.
Outro ponto de destaque foram as vendas online, que continuam a crescer impulsionadas pelas parcerias com last miles anunciadas ao longo de 2021, com penetração de venda média de 15%, chegando a alcançar picos de 20% ao longo do 4T21. Ainda houve, segundo a companhia, um importante crescimento de fidelização de nossos clientes através de uma nova estratégia desenvolvida no 4T21: a possibilidade de resgastes de pontos Stix diretamente no caixa das lojas. Após a disponibilização dessa ferramenta, o GPA registrou um crescimento de quatro vezes no número de resgates vs 3T21.
O Mercado Extra e o Compre Bem tiveram um desempenho no 4T21 em linha com o resultado do 4T20. Acelerou a integração de suas unidades à operação de e-commerce alimentar, com 73 lojas operando na modalidade Express ao final de 2021. Além disso, as vendas de last miles também aceleraram de maneira significativa, com crescimento de mais de 50% vs 3T21.
Em relação ao seu formato de proximidade, inaugurou 12 novas lojas do Minuto Pão de
Açúcar como parte do plano de expansão que prevê 100 novas lojas desse formato nos próximos 3 anos. O modelo de proximidade apresentou crescimento de duplo dígito no 4T21, mantendo a forte tendência já observada nos últimos trimestres, com crescimento de vendas mesmas lojas de 20,2% em relação ao 4T20. No acumulado de 2021, o crescimento foi de 26,6% vs. o ano de 2020.
Em outubro de 2021 lançamos a primeira loja do novo formato Pão de Açúcar Fresh na cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Esse novo modelo é focado na compra repositora de produtos frescos e permite ocupar o espaço de formato entre Minuto Pão de Açúcar e o Pão de Açúcar tradicional.
E-commerce
O e-commerce segue sendo uma importante avenida de crescimento para o Grupo GPA Brasil, representando 8,4% da venda total de alimentos no trimestre. No 4T21, houve ganho expressivo de 46,2% vs 4T20, mesmo com o impacto da transação do hipermercado nas vendas e mercado de consumo desafiador. No acumulado do ano, as vendas atingiram R$ 1,7 bilhão, crescimento de 53% vs 2020. Essas vendas já representam 7,9% da venda total do segmento de alimentos do GPA Brasil, com picos de 20% de representatividade no Pão de Açúcar. Destaque também para o forte crescimento na quantidade de pedidos realizados no 4T21, com um incremento de 132,5% no número de pedidos vs 4T20 e 99% no comparativo ano vs ano.