Início » Seção » Lucro do Grupo Mateus tem alta de 6,7% no 2º trimestre

Lucro do Grupo Mateus tem alta de 6,7% no 2º trimestre

No acumulado do ano, foram inauguradas oito novas lojas, sendo seis atacarejos e dois supermercados. Porém, de abril a junho, houve o fechamento de dez unidades do segmento Eletro

De Redação SuperHiper
0 Comentários

O Grupo Mateus reportou lucro líquido de R$ 349 milhões no segundo trimestre de 2025, alta de 6,7% ante igual período de 2024. A receita líquida somou R$ 8,78 bilhões, avanço de 14,9% na comparação anual, impulsionada por crescimento de 6,1% nas mesmas lojas (SSS).

O lucro bruto alcançou R$ 2,02 bilhões, aumento de 18,1%, com margem bruta de 23,0% (+0,6 p.p. ante o segundo trimestre do ano passado). O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) pós IFRS 16 foi de R$ 705 milhões, crescimento de 29,9%, com margem de 8,0%.

O lucro antes do Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) totalizou R$ 383 milhões (+15,7%). Por sua vez, o IR e a CSLL somaram R$ 34 milhões, refletindo aumento da alíquota efetiva para 8,8%.

Leia também:

De abril a junho deste ano, o Grupo Mateus inaugurou quatro novas unidades de atacarejo, sendo três nos Estados do Pará (Ananindeua e Marituba) e Maranhão (Rosário), reforçando o adensamento de rotas já consolidadas, e uma em Sergipe (Aracaju), ampliando a presença na Regional Nordeste.

Com isso, ao fim do segundo trimestre, a companhia passou a operar em 108 cidades nos estados em que está presente. Essas aberturas contribuíram para um crescimento de 8,0% na área de vendas em relação a igual período de 2024. No acumulado do ano, foram inauguradas oito novas lojas, sendo seis atacarejos e dois supermercados.

Com as aberturas citadas acima, a rede encerrou o período com 176 unidades de varejo alimentar em operação, representando um aumento de 10% em relação ao segundo trimestre de 2024.

Porém, de abril a junho deste ano, foram fechadas dez unidades do segmento Eletro, cinco no Pará, quatro no Maranhão e uma no Piauí, resultado da estratégia de otimização do portfólio, que busca encerrar as lojas deficitárias. Essas ações têm como objetivo a realocação eficiente de ativos e a redução de custos fixos, com impactos positivos esperados sobre o Ebitda, ROIC e capital de giro.

Dessa forma, o grupo encerrou o semestre com 271 lojas em operação, apoiadas por uma rede de 18 centros de distribuição, que abastecem as unidades da companhia e os mais de 50 mil clientes por mês pelo segmento de atacado B2B.

No primeiro semestre, foram investidos R$ 352,6 milhões em novas lojas. Desse total, R$ 251,6 milhões referem-se a lojas inauguradas até junho de 2025, enquanto R$ 101,0 milhões correspondem a obras em andamento.

Atacarejo

No segundo trimestre de 2025, a receita bruta do atacarejo atingiu R$ 5,5 bilhões, um crescimento de 16,3%, quando comparado igual período do ano passado, representando 55,7% da receita bruta.

O desempenho deve-se, principalmente, à inauguração de 12 lojas nos últimos 12 meses e ao crescimento de 2,7% nas vendas em mesmas lojas no trimestre, 0,7 p.p. acima do segundo trimestre de 2024 e 1,5 p.p. melhor que o o primeiro trimestre deste ano.

Uma parte relevante das lojas de atacarejo possui, em suas instalações, um departamento dedicado à venda de eletroeletrônicos e móveis, denominado Eletro, assim como as lojas especializadas nesse segmento. No trimestre, as vendas desse departamento foram um detrator importante do indicador. Desconsiderando esse departamento das vendas mesmas lojas, o SSS do atacarejo atingiu 3,5% no segundo trimestre de 2025.

No primeiro semestre do ano, a receita bruta do atacarejo avançou 14,2% e atingiu R$ 10,8 bilhões, enquanto o SSS foi de 2,0%. Excluindo as vendas do Eletro, tanto no segundo trimestre como no primeiro trimestre, ambos deste ano, o SSS totalizou 2,4% no período.

Varejo

A receita bruta do segmento de Varejo, que inclui supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, alcançou R$ 2,1 bilhões, 4,3% acima do segundo trimestre do ano passado, representando
21,5% da receita no trimestre.

Essa performance reflete a abertura de quatro lojas de supermercado nos últimos 12 meses e o crescimento do SSS de 2,2% no trimestre. 0,1 p.p. acima do segundo trimestre do ano passado e 1,9 p.p. melhor que o primeiro trimestre de 2025.

Assim como no Atacarejo, as vendas nas mesmas lojas do departamento de Eletro, também presente em boa parte dos supermercados, apresentaram retração. Excluindo esse departamento o SSS do varejo atingiu 2,9%.

Nos primeiros seis meses deste ano, a receita bruta de Varejo avançou 4,0% e somou R$ 4,3 bilhões, enquanto o SSS foi de 1,2%, desconsiderando as vendas mesmas lojas do Eletro, tanto no segundo trimestre como no primeiro trimestre, ambos deste ano, o SSS totalizou 1,7%.

Eletro

O segmento de Eletro registrou uma receita bruta de R$ 277,5 milhões no segundo trimestre deste ano, uma redução de 12,0% em relação a igual período do ano passado, refletindo a queda de 9,3% de vendas em mesmas lojas, e o fechamento de dez unidades no trimestre.

A venda do Eletro representou 2,8% das vendas do grupo no trimestre, que como citado anteriormente, têm sido impactadas pelo cenário macro e escassez na oferta de crédito para os consumidores. Isso tem pressionado as vendas das categorias de eletroeletrônicos e móveis.

No primeiro semestre do ano, a receita bruta de Eletro reduziu 7,8% e totalizou R$ 531,1 milhões, enquanto o SSS das lojas caiu 5,9%.

Atacado (B2B)

Durante o segundo trimestre do ano, a receita bruta do Atacado (B2B) atingiu R$ 2,0 bilhões, avançando 29,5% em relação a igual período do ano passado. O segmento representou 20,0% da receita do grupo no período. No segundo trimestre, a companhia conseguiu manter o ritmo de crescimento significativo no segmento.

Esse desempenho reflete a maturação dos 6 centros de distribuição inaugurados em 2023, o aumento de 44,3% no número de representantes comerciais, a ativação de 33 rotas e a ampliação da cobertura para 69 zonas municipais em relação a igual período do ano passado. Ao fim do trimestre, o segmento tinha 18 centros de distribuição em operação, atendendo a mais de 50 mil clientes por mês.

No acumulado do ano, a receita bruta de Atacado (B2B) cresceu 29,6%, atingindo R$ 3,8 bilhões período.

Regional Nordeste

Em 2021, a companhia deu início à expansão para o Nordeste, alinhada ao seu planejamento estratégico de fomentar a consolidação e o adensamento de rotas. Nesse contexto, foram iniciadas as operações no Ceará, na Bahia, na Paraíba, em Alagoas, em Pernambuco e em Sergipe.

No segundo trimestre deste ano, 52 lojas (48 atacarejos e 4 varejos) já estavam em funcionamento em 39 cidades, entre capitais e municípios relevantes desses 6 estados, que são atendidas por 8 centros de distribuição.

Em junho de 2025, 42 lojas estavam em operação há mais de 13 meses. No final do segundo trimestre deste ano, o parque de lojas abertas há mais de 13 meses na nova regional representou 23,8% do total de lojas do segmento alimentar. No período, esse grupo de unidades apresentou expansão de margem bruta em relação ao segundo trimestre do ano passado, com destaque principalmente para as operações nos estados da Paraíba, de Alagoas e a Bahia. Assim, a margem Ebitda pós IFRS 16 aumentou 1,0 p.p. quando comparado a igual período do ano anterior.

Com informações do InfoMoney

Leia Também