Home SeçõesEventos Luciano Huck abre ciclo de palestras na APAS SHOW 2025

Luciano Huck abre ciclo de palestras na APAS SHOW 2025

Congresso traz grandes nomes do mercado para falar sobre gestão em um cenário de mudança constante no setor supermercadista

De Redação SuperHiper
0 Comentário

O Congresso “Update-se: Um novo líder para um novo varejo” começou com energia total na manhã da última segunda-feira, 13, reforçando o caráter inovador e multifacetado do Festival APAS SHOW 2025. Logo na abertura, o público foi surpreendido por uma apresentação de dança contemporânea que simbolizou as transformações do setor supermercadista e consolidou o congresso como parte de um verdadeiro festival de experiências, conteúdo e conexão.

Quem deu as boas-vindas foi Rodrigo Mariano, diretor de Operações, Projetos e Inovações da APAS, que destacou a importância do evento como um espaço para inspirar e preparar lideranças diante de um mercado em constante mutação. O momento da abertura também contou com representantes dos patrocinadores Platinum do congresso, como Ambev, Havaianas e Marquespan, que reforçaram o apoio das grandes marcas ao desenvolvimento do setor.

Um dos pontos altos da manhã foi o painel de estreia. Erlon e Débora Ortega, presidente da APAS e sua esposa, moderaram o primeiro painel com o apresentador, empreendedor e filantropo Luciano Huck. Em uma conversa leve, Huck falou sobre a importância da família, da educação e do compromisso social como pilares para construir negócios prósperos e sustentáveis. “Nada é excludente, a pessoa que sabe cuidar de si cuida melhor das pessoas, do seu trabalho e dos seus negócios”, reforçou o convidado durante o bate-papo.

Com mais de 130 congressistas ao longo de três dias, o Congresso “Update-se” reúne grandes nomes do varejo e do pensamento estratégico, como o indiano Ram Charan e o especialista brasileiro Olegário Araújo. A programação vai até quinta-feira, 15, sempre das 8h30 às 13h30, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para Carlos Correa, diretor geral da APAS, o primeiro dia do congresso evidencia o compromisso da entidade em provocar uma mudança real na forma como o setor se prepara para o futuro. “Esse não é apenas um ciclo de palestras — é uma jornada de transformação. Em um momento em que o varejo precisa de lideranças mais humanas, estratégicas e conectadas com a sociedade, reunimos vozes que inspiram não só pelo que fazem, mas pelo impacto que geram. As presenças reforçam a força dos nossos patrocinadores e a abertura artística traduzem exatamente o que queremos entregar: uma experiência que conecta emoção, conhecimento e propósito, ajudando empresários e executivos a repensarem seus papéis e decisões diante de um mundo em constante transição”, destaca Correa.

Consumidores em foco

No primeiro dia, os consumidores foram o foco das palestras nos painéis Estratégia Visionária e Execução Eficiente. Conscientes de que o perfil do cliente vem mudando nos últimos anos, o setor vem se adequando para atender desejos e necessidades e melhorar e experiência final do consumidor.

Durante o painel Estratégia Visionária, Sandra Vicari, vice-presidente de gestão de gente e sustentabilidade do Assai, destacou que hoje as pessoas querem consumir marcas e empresas que sejam ambientalmente corretas e apoiem causas sociais. “Hoje a reputação é um bem ativo. O consumidor valoriza quem apoia a diversidade e tem políticas inclusivas”, destaca.

Ela trouxe até o festival APAS SHOW a experiência adquirida na empresa em que atua, na qual são trabalhadas ações de fortalecimento ao empreendedorismo, apoio a esportes, Organizações Não Governamentais (ONGs), além de distribuição de alimentos. “Nossas ações são regionais e ocorrem nas comunidades próximas das lojas. Temos alcançado excelentes resultados com isso”, afirma.

Compras online

Já no painel Execução Eficiente, o assunto era a melhor aplicação do e-commerce no setor de supermercado, para que os alimentos sejam entregues com rapidez e haja um melhor controle do estoque. Fábio Veras, VP do Grupo MIT, Victor Maglio, diretor de e-commerce do Grupo Pão de Açucar e Marco Zolet, especialista em delivery, e-commerce e marketplaces, dividiram com o público a expertise que possuem no setor.

Maglio destaca que as compras online nos supermercados já são uma realidade e que as empresas de varejo que não investirem no modelo pode estar deixando de lucrar. “Hoje esse setor equivale a 12,6% das vendas do Pão de Açucar e Extra”, exemplificou.

Para eles o grande desafio é o controle do estoque, pois o que não pode ocorrer é a compra ser efetuada e o item estar em falta. “O cliente sabe que pode passar por algum problema quando adquire o item, mas nosso papel é fazer com que isso não ocorra e a experiência do cliente seja a melhor possível”, destacou Zolet.

Uma das maneiras de lidar com essa situação é a integração entre as equipes que operam estoque, loja e e-commerce. “Quando um produto está em falta, os setores de vendas devem ser avisados imediatamente. Essas equipes trabalhando de maneira eficiente, haverá até um melhor controle do estoque”, destaca Zolet.

Sucessão da empresa

A sucessão em empresas familiares foi o tema discutido no painel Gestão para o Futuro. Atualmente, cerca de 85% da empregabilidade no Brasil vem desse tipo de empresa. Porém, muitas passam por dificuldades no momento da passagem de bastão dos fundadores para as próximas gerações.

Outro diagnóstico apresentado no painel é o aumento de casos em que as empresas são vendidas, por falta de interesse de novas gerações assumirem os negócios da família.

Leonardo Tonelo, do Varejo Connect, para que esse tipo de situação não ocorra é necessário planejamento de sucessão, empresarial e fiscal. “É necessário que exista uma conversa franca entre todos os envolvidos na empresa e que, principalmente, haja uma separação entre o que é patrimônio da empresa e o que é da empresa”, adverte.

Alexandre Reina, diretor presidente do Casa Rena, afirma que esse planejamento deve levar em consideração a visão de futuro da empresa. “Questões como expansão nos negócios, venda ou compra de novas unidades, entre outros aspectos. Todos esses aspectos devem bem alinhados para o sucesso da empresa”, finaliza.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada