Mesmo com o aumento das compras online de produtos de supermercados, redes de lojas têm papel importante no relacionamento com os clientes
Redes de supermercados como Kroger e Whole Foods estão entre os varejistas considerados mais confiáveis pelos clientes nos EUA, em parte porque o grande número de lojas físicas facilita a conexão com os consumidores – especialmente aqueles que ainda não confiam em empresas com uma presença 100% online. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela empresa de pesquisas Morning Consult.
O levantamento mostra que 34% dos americanos simplesmente não compram em empresas que não possuem presença física. Entretanto, mesmo com a vacinação da população e a volta a uma vida mais normal, boa parte dos consumidores continuará comprando online. O percentual de clientes que afirmam fazer toda ou a maior parte de suas compras pela internet saltou de 13% para 24% durante a pandemia, e não deverá voltar para o nível pré-crise.
Por outro lado, 73% dos entrevistados dizem que empresas que possuem uma atuação omnichannel são mais confiáveis, pois colocam os interesses dos clientes em primeiro lugar. Isso faz com que as lojas físicas tenham um papel importante para conquistar a confiança e a fidelidade dos clientes. Ainda assim, existe espaço para evoluir: o varejo americano de supermercados fica atrás de empresas de outros setores, como Home Depot, Lowe’s e Ace Hardware (materiais de construção), Amazon, Walmart, Target e Costco (que vendem alimentos mas têm um mix muito mais amplo).