Por Renato Müller
Na Espanha, um modelo de negócios vem crescendo oito vezes mais rápido que os demais formatos do varejo alimentar, tomando espaço dos supermercados tradicionais. “Happy Discount” encontrou um nicho entre consumidores que buscam economizar sem renunciar à compra de marcas líderes – e com isso são uma alternativa ao hard discount, que entrega um sortimento mais limitado.
O forte crescimento de redes de alimentos como Action, Primaprix, Sqrups!, Normal e Pepco é um outro polo ao movimento de bandeiras como Mercadona e Lidl, que também apostam em preços baixos em um momento no qual, globalmente, os consumidores têm procurado extrair mais valor de suas compras. Dados da dunnhumby mostram que o modelo de “Happy Discount” já tem uma penetração de 17% no varejo espanhol.
Muitas das redes que apostam nesse conceito têm tido um crescimento muito expressivo. A Primaprix, por exemplo, triplicou suas vendas na Espanha entre 2020 e 2023. A Sqrups! avançou 45% em 2024 e, nos últimos 12 meses, ampliou sua rede de 72 para 113 pontos de venda – o objetivo é chegar a 150 em menos de dois anos. A Pepco, de origem polonesa, quase duplicou sua rede de lojas entre 2023 e 2024, indo de 116 para 225 pontos de venda.
Qual o segredo para tamanho crescimento? O modelo de “Happy Discount” se baseia em entregar descontos expressivos em marcas líderes do varejo, atraindo tanto consumidores que buscam preços baixos quanto aqueles fiéis às marcas mais conhecidas. O conceito tem 4 pilares essenciais:
- Sortimento segmentado, com destaque para categorias como perfumaria, higiene pessoal, bebidas, pet food e snacks.
- Compra em canais paralelos, permitindo oferecer produtos de marca a preços acessíveis. Aproveitando a integração da União Europeia, essas redes arbitram os preços comprando em diferentes países de forma centralizada.
- Compra de excessos de estoque, aproveitando oportunidades comerciais pontuais que permitem oferecer descontos sem obrigação de continuidade da oferta desses itens.
- Ativação no ponto de venda por meio de grande destaque às oportunidades na sinalização das lojas. A ideia é trazer um senso de urgência e levar o consumidor a aproveitar o momento.
Com essa combinação de ofertas pontuais em um sistema que lembra o fast fashion, os “Happy Discounters” começam a atrair a atenção da indústria. A Ferrero, por exemplo, começou a colaborar com a Action para promover iniciativas comerciais nos pontos de venda. Na França, 32% dos clientes da Action compraram pelo menos um produto da Haribo (guloseimas) nos últimos 12 meses, enquanto marcas como Milka e Colgate também têm uma parcela interessante das vendas proveniente desse parceiro.
O “Happy Discount” pode servir como uma alternativa para marcas da indústria pressionadas pelo crescimento das marcas próprias do varejo, ao mesmo tempo atendendo a um desejo dos consumidores por produtos de qualidade reconhecida. Pelo menos na Espanha, vem funcionando.